Durante grande reunião do candidato a deputado estadual Thiago Borges (PL) e do deputado federal e candidato à reeleição Eli Borges (PL) nesta segunda-feira, 5 de setembro, o candidato a governador Ronaldo Dimas (PL-MDB-Podemos) detalhou três propostas de programas habitacionais que, juntas, devem atender 30 mil famílias no Estado.
Com Assessoria
O candidato destacou que o déficit habitacional é um problema sério e precisa ser enfrentado pelo governo do Estado, algo que não aconteceu nessa gestão iniciada ainda em 2018. “Durante os oitos anos que estivemos à frente em Araguaína, construímos 6,2 mil casas e deixamos outras quase 900 prontas. Essas mais de 7 mil casas são bem mais do que o Estado e todos os municípios juntos. Sabemos como fazer”, destacou o candidato.
Dimas falou que a sua política habitacional será dividida em três frentes: um programa habitacional direto para quem tem renda até três salários mínimos, favorecendo a grande maioria da população necessitada.
Ronaldo Dimas e o deputado Federal Eli Borges
Em outra frente, vai haver o retorno do programa Cheque-Moradia, auxiliando as pessoas que queiram ampliar sua residência, construir um quarto a mais ou mais um banheiro. “Já tivemos esse programa no passado e deu muito certo. Ele será retomado”, lembrou o candidato, ao destacar que nas gestões do MDB o Cheque-Moradia funcionou muito bem.
E, na terceira frente, Dimas pretende implementar um projeto arrojado de habitação em parceria com o município de Palmas. Hoje, na Capital, o Estado possui várias áreas públicas sem utilização. Os terrenos serão doados para quem precisa de um imóvel e o Estado ajudará na obtenção do financiamento para a construção. “Tem um outro programa que quero implementar em Palmas, que tem muitas áreas públicas. Fiz isso lá em Araguaína com 900 unidades. O governo entra com o terreno da licitação e a empresa que ganhar ela oferta o menor preço, claro, e a melhor condição de financiamento. O financiamento pode ser próprio ou da Caixa Econômica Federal. No nosso caso lá foi a Caixa que trouxe. A prestação da casa vai ser muito mais barata porque o terreno é gratuito”, explicou o candidato, ao salientar que o programa é voltado para quem ganha entre três e sete salários mínimos, o imóvel terá dois ou três quartos e com prestação muito mais barata que o aluguel.
Dimas também falou de outros problemas do Estado e apontou as soluções que vai implementar a partir de janeiro de 2023. O candidato também defendeu as eleições de Thiago Borges e Eli Borges. Dimas, inclusive, ressaltou o histórico de Eli Borges na defesa das pautas do povo de Deus, destacando que ele é um orgulho do Congresso Nacional.