Alerta de novo golpe é emitido pela Polícia Federal. O chamado ‘mão fantasma’ tem feito dinheiro sumir das contas das vítimas.
Por Hannah Aragão
Alerta de novo golpe é emitido pela Polícia Federal. O chamado ‘mão fantasma’ tem feito com que várias vítimas vejam o dinheiro sumir de suas contas. A ação é realizada contra os celulares das vítimas.
Na fraude, os golpistas oferecem algo que deveria ser uma atualização para os aparelhos. Desse modo, os criminosos conseguem ter acesso ao controle do aparelho da vítima em tempo real.
Como funciona o golpe da mão fantasma?
Os golpistas que chamam a atenção de suas vítimas oferecendo a atualização do sistema do aparelho, passam a ter acesso ao gerenciamento do celular. Com isso, em muitos casos é possível realizar transferências bancárias pelos aplicativos.
Segundo informações da Polícia Federal de Pernambuco, o chefe de comunicação, Giovani Santoro, divulgou que o golpe da mão fantasma já teria vitimado cerca de 40 mil pessoas em todo o país.
Para aplicar o golpe, os criminosos utilizam como recurso as gravações de centrais telefônicas para estabelecer o contato com as vítimas. Os golpistas argumentam sobre uma movimentação suspeita em suas contas.
Ao seguir os comandos dos criminosos, a ‘mão fantasma’ começa a agir. O aparelho passa a não seguir mais os comandos do dono. Assim, os golpistas conseguem fazer as transações bancárias.
Como se proteger?
É importante estar alerta. Afinal, as ligações não são a única forma de aplicar o golpe. Alguns criminosos atuam também enviando e-mails para suas vítimas, com links que prometem maior proteção ao aparelho. Os links são na verdade programas que são instalados nos aparelhos fornecendo o controle remoto aos criminosos.
O nome ‘mão fantasma’ não é em vão. O dono do aparelho passa a ver o celular operar ‘sozinho’, com os aplicativos podendo ser abertos e fechados sem que o dono esteja fazendo isso.
Um dos alertas da PF é para que as pessoas estejam atentas à ideia de que os bancos não realizam esse tipo de contato. Caso você receba uma ligação ou e-mail que peça a instalação de aplicativos, desconfie!
Mesmo que pareça real, sempre opte por ir até os portais oficiais para saber se o contato se trata de uma ação verdadeira. Outra dica é não instalar aplicativos desconhecidos recebidos por e-mails ou outros tipos de mensagens.
Para tornar seu aparelho com aplicativos de banco ainda mais seguro, utilize a autenticação de dois fatores para autorizar que transações sejam feitas.