O SEGUNDO TURNO SERÁ INEVITÁVEL: NINGUÉM TEM ACIMA DE 30%, INDEPENDENTE OU NÃO DA UNIÃO DOS CANDIDATOS DE OPOSIÇÃO

Posted On Segunda, 01 Agosto 2022 07:12
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

O processo sucessório se inicia, oficialmente, a partir da próxima sexta-feira, dia cinco de agosto, com as candidaturas majoritárias já definidas e quatro ou cinco candidaturas a governador, que serão Wanderlei Barbosa, atual governador e líder nas pesquisas de intenção de voto, contra os candidatos oposicionistas Ronaldo Dimas, Paulo Mourão, Osires Damaso e, se tudo der errado, como os últimos fatos vêm demonstrando, pode haver mais um candidato ao governo, que seria o senador Irajá Abreu.

 

Aliás, essa possibilidade de ter Irajá Abreu candidato ao governo fez o deputado federal Osires Damaso, de quem Irajá é o coordenador de campanha dar uma “sacodida na poeira” em suas ações e, praticamente, selou uma união com os empresários Aataídes Oliveira – pré-candidato ao Senado e Edson Tabocão, a quem convidou para ser seu candidato a vice-governador.

Logo, esta última semana de articulações se inicia com a candidatura oficial de Wanderlei Barbosa à reeleição, praticamente garantido no segundo turno, e três candidaturas concretas de oposição, todas com chances de chegar ao segundo turno com Wanderlei Barbosa, pois ninguém atingiu a casa dos 30% nas pesquisas de intenção de voto sérias, realizadas até hoje.

Não podemos esquecer que o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, vem de uma região que abriga o segundo maior colégio eleitoral do Estado, cidade que ele próprio administrou por dois mandatos e fez o seu sucessor, assim como a maioria dos vereadores, e é reconhecido por sua capacidade de gestão e como o “político dos 350 mil votos”, e tem como grande trunfo a presença do senador Eduardo Gomes como coordenador da sua campanha ao governo.

Da mesma forma, que Paulo Mourão, conhecido como “o melhor prefeito da história de Porto Nacional” ainda vai trazer ao Tocantins Luiz Inácio Lula da Silva, líder das pesquisas de intenção de votos para a presidência da República, que irá atuar pessoalmente na busca pela eleição de Mourão.

 

A ÚNICA CERTEZA

Logo, temos um segundo turno certo, pela primeira vez na história eleitoral tocantinense.  Resta saber quais serão as duas candidaturas que voltarão a figurar nas urnas eletrônicas no dia 30 de outubro.

 

Sabe-se que Wanderlei Barbosa estará nesse segundo turno. Resta saber se as oposições vão continuar se opondo entre si, ao invés de se opor apenas ao Palácio Araguaia, ou chegarão a um consenso, até a próxima sexta-feira, para ter uma candidatura forte o suficiente, no segundo turno, para disputar os votos dos eleitores de igual para igual com a candidatura palaciana.

 

Voltamos a ressaltar: são somente mais cinco dias para o futuro do Tocantins se decidir. Se continua com Wanderlei Barbosa no governo ou se prefere um outro perfil para definir os destinos do Estado.

 

 Com a palavra, os candidatos de oposição!