O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13 manteve longa conversa com um cacique de alta plumagens das oposições ao Palácio Araguaia, durante almoço tendo um saboroso peixe fisgado na região da Ilha de Ipueiras, observando as águas correntes do rio Tocantins. Segundo esse cacique, apesar do bom momento, as oposições correm risco de evaporar no Tocantins se não houver união entre seus líderes.
Por Edson Rodrigues
Porto Nacional, aos 02 dias do mês agosto de 2023
Na verdade, as oposições vão enfrentar uma parada dura nas eleições municipais de 2024. No comando da situação, o governador Wanderelei Barbosa é um político mais do que tarimbado na vida pública. Sua história é exclusiva no Tocantins. O estado foi criado há 35 anos e a capital, Palmas, tem 34 anos. Durante esse período Wanderlei Barbosa foi vereador da Capital, deputado estadual, vice-governador, governador duas vezes, sem nunca ter perdido uma eleição.
E, muito importante: em nenhum momento de sua vida pública teve seu nome envolvido em qualquer ato não republicano (em outras palavras, corrupção).
PORTANTO, UM ALERTA GERAL AS OPOSIÇÕES.
No entanto, para esse respeitado grão-mestre, nunca houve uma oportunidade tão clara para as oposições ao Palácio Araguaia ocuparem espaço político quando na atualidade. Principalmente nos grandes colégios eleitorais, hoje governados por prefeitos de oposição e muito bem avaliados pelos eleitores e pela própria mídia.
Mas de nada adiantará essa constatação, se as vaidades, prepotências, arrogância e interesses próprios não forem colocados de lado em prol de uma causa maior, inclusive nesses municípios polos. Conversações nesse sentido têm avançado nos dias. O primeiro teste está previsto para os próximos 15 dias, que será a união em torno da reeleição do prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Moraes, ficando o chefe do poder executivo com o comando do MDB no município. O grupo do prefeito está aguardando o retorno do presidente do MDB no estado, ex-governador Marcelo Miranda, para ter a garantia, ou não, de que Celso Moraes será candidato à reeleição pela sigla.
Para o grão-mestre com o qual O OBSERVATÓRIO POLÍTICO de O PARALELO13 conversou longamente, o rumo tomado pelo MDB em Paraíso será de suma importância para os partidos de oposição no estado. E será também um recado ao Palácio Araguaia, que recebeu em audiência o emedebista histórico de Paraíso Moisés Avelino, em companhia do deputado estadual Nilton Franco e do ex-deputado federal Osiris Damaso. Os três receberam garantia de apoio do governador Wanderlei Barbosa a uma candidatura do grupo a prefeito de Paraíso do Tocantins.
Uma comissão de opositores ao Palácio Araguaia já foi constituída e estará em Brasília na próxima semana, para sondar junto aos congressistas quem é quem nas eleições municipais do próximo ano, em qual palanque subirão, se no do Governo ou no palanque dos candidatos oposicionistas à reeleição. O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13 foi a campo no mês de julho e manteve inúmeros contatos com as lideranças, tanto da situação quanto da oposição, apesar do período de férias.
COMO SERÁ O AMANHÃ?
O governador Wanderlei Barbosa tem falado reservadamente que o Palácio Araguaia não considera ninguém como adversário e tem mantido relacionamento aberto com todas as lideranças do estado, independente de cor partidária, assim como os principais aliados da gestão estadual.
O governador Wanderlei Barbosa considera os detentores de mandatos no Congresso Nacional e na iniciativa privada como parceiros importantes e podem, sim, integrarem uma frente política nas eleições municipais de 2024, inclusive, em alguns municípios, compondo palanques diferentes.
Tudo está sendo trabalhado para haver o máximo de união nos principais colégios eleitorais do estado, sem agressões e sem denuncismo. Nossas fontes foram claras em afirmar que essa costura está sendo feita pessoalmente por Wanderlei Barbosa, mas em segredo de papa – só Deus e o governador sabem do avanço dessas conversas.
Nada se tornará público este ano, somente em 2024, e pelo próprio arquiteto do projeto político, o governador Wanderlei Barbosa.
O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13, acompanhou os movimentos do governador Wanderlei Barbosa no mês de julho, quando cumpriu uma intensa agenda pessoal, visitando e prestigiando eventos em diversos municípios do Tocantins, cobrindo todas as regiões.
O velho estilo de Wanderlei Barbosa pode estar de volta, pertinho e misturado com o povo, lideranças, amigos e aliados. Estilo que já lhe deu os mandatos de vereador de Porto Nacional, vereador e presidente da Câmara de Porto Nacional, vice-governador e governador por duas vezes.
As sementes para um mandato de senador estão sendo semeadas para eleger o máximo de prefeitos e vereadores nos 139 municípios tocantinenses.
A oposição tem razão em decretar alerta geral e buscar unidade nas cidades polos em torno de uma só candidatura a prefeito ...