Parceria entre Governo do Estado e Energisa fará do Tocantins o primeiro do Brasil em percentual de escolas estaduais climatizadas com ar-condicionado

Posted On Sexta, 28 Fevereiro 2025 06:50
Avalie este item
(0 votos)
Equipe da Seduc e da Energisa se reuniram para alinhar os detalhes do projeto que elevará o Tocantins para o topo do ranking nacional em escolas climatizada com ar-condicionado Equipe da Seduc e da Energisa se reuniram para alinhar os detalhes do projeto que elevará o Tocantins para o topo do ranking nacional em escolas climatizada com ar-condicionado

Tocantins já é o segundo do ranking nacional em número de escolas climatizadas, incluindo as que possuem ar-condicionado e climatizadores

 

 

Por Núbia Daiana Mota

 

 

O Governo do Tocantins e a Energisa firmaram parceria para garantir a climatização com ar-condicionado de todas as escolas urbanas da rede estadual. O encontro foi realizado nesta quinta-feira, 27, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a participação do titular da pasta, Fábio Vaz, e representantes da Energisa.

 

A rede estadual de ensino conta com 348 escolas urbanas, estando 123 destas climatizadas com ar-condicionado. Com isso, o Tocantins já é o segundo do ranking nacional em número de escolas climatizadas, incluindo as que possuem ar-condicionado e climatizadores.

 

De acordo com o secretário de Estado da Educação, o objetivo é que o Tocantins seja a unidade da federação com o maior percentual de escolas com ar-condicionado, ainda neste ano.

 

“O clima do nosso estado exige a climatização para promovermos um ambiente termicamente confortável para estudantes e servidores. Estamos nessa parceria forte com a Energisa, que tem esse olhar social, e que está nos permitindo executar esse projeto para que o Tocantins seja o primeiro do Brasil, com mais de 90% das nossas escolas urbanas totalmente climatizadas com ar-condicionado, já no início do segundo semestre de 2025”, enfatizou.

 

A parceria com a Energisa viabilizará a instalação de transformadores e o aumento de carga energética, necessários para a instalação dos equipamentos.

 

“A Energisa vai estar sempre à disposição para atender com energia elétrica e gerar o conforto para um melhor aprendizado. Estamos aqui unindo forças para atender a comunidade”, assegurou o diretor-presidente da Energisa, Alessandro Brum.

 

Para alcançar a meta de universalizar a climatização das escolas urbanas estaduais, o Governo do Tocantins vai adquirir transformadores e aparelhos de ar-condicionado, além de realizar obras de reformas elétrica em 112 escolas para que possam receber a instalação dos equipamentos.

 

“Apesar dos esforços do estado, muitas escolas ainda não estão climatizadas devido a essa incapacidade energética da rede e da infraestrutura elétrica das unidades que não suportam a instalação de ar-condicionado em todas as salas. Hoje damos um passo significativo para a execução desse projeto em parceria com a Energisa e estamos confiantes de que o Tocantins será o estado com o maior percentual de escolas climatizadas, garantido um ambiente agradável para estudantes e servidores em todo o território tocantinense”, ressaltou o secretário Fábio Vaz.