Em levantamento de campo realizado no dia sete de maio, sob o registro TO -07772/2024, junto ao TRE, o Instituto Gauss apontou a vantagem do candidato Leonardo Noleto sobre seu principal adversário, Márcio.
Da Redação
A pesquisa de intenção de votos trouxe Leonardo Noleto com 60% da preferência do eleitorado, contra 31% de Márcio. Os números mostram a opção dos eleitores de Santa Maria pela continuidade e manutenção da forma de administrar do atual prefeito, Itamar Barracini, que tem 85% de aprovação popular.
REJEIÇÃO
Perguntados em qual candidato não votariam, 46% responderam que não votariam em Márcio, enquanto 21% não votariam em Leonardo Noleto.
O atual quadro sucessório, portanto, mostra uma situação confortável para o candidato Leonardo Noleto, indicado pelo prefeito Itamar Barracini. Mas, segundo o grupo político que apoia a candidatura que aparece à frente nas pesquisas, “eleição só está ganha após o resultado final da apuração. O trabalho continuará com a mesma seriedade com que tem sido feito para que as previsões positivas se confirmem com a eleição”.
Agora, é preciso aguardara realização das convenções partidárias para que as candidaturas majoritárias e proporcionais entrem em campo, para mensurar a evolução de cada candidato.
LULA EM BAIXA, WANDERLEI EM ALTA
A pesquisa do instituto Gauss, realizada com um custo de 4 mil reais e contratada por M. Vieira da Silva Barros, avaliou, também, a aprovação do governo Lula no município de Santa Maria. 53% dos entrevistados avaliaram negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 37% disseram estar gostando do governo Lula.
O derretimento da popularidade do presidente da República é um sentimento nacional, já que o resultado é bem próximo do auferido em outras cidades de diversas regiões do País, que colocam a terceira passagem de Lula pelo governo, como a pior de todas.
Já o governador curraleiro Wanderlei Barbosa, parece ter mesmo conquistado os tocantinenses com sem jeito simples e humilde de fazer política, tratando a todos de forma igualitária e educada, está com a popularidade em alta, em Santa maria, batendo à casa dos 75% de aprovação.
Um dos motivos apontados é a forma de administrar, sem perseguições políticas, tratando os 139 prefeitos do Tocantins como administradores distintos, sem olhar cor partidária, e os índices de desenvolvimento econômico, que recolocaram o Tocantins dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, abrindo as portas para investimentos e convênios nacionais e internacionais, resgatando a imagem do Estado junto aos órgãos financiadores.
Confira abaixo os resultados da pesquisa do Instituto Gauss em Santa Maria: