Em direção contrária à economia do País, o município de Gurupi, localizado na região central do Tocantins, registrou, no último semestre, um crescimento econômico de 15%, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, agricultura e Meio Ambiente. Concomitante a isso, o prefeito Laurez Moreira (PSDB) usufrui de excelente avaliação junto à população gurupiense, e até mesmo no meio político, graças a sua maneira de administrar a cidade.
Da Redação
Em seu quinto ano de mandato Laurez Moreira disse que “tudo é uma questão de planejamento”. O prefeito de Gurupi elege alguns pontos de destaque de sua gestão que, segundo ele é fundamental para alcançar o sucesso em qualquer nível de gestão pública. “Em primeiro lugar, elaboramos um planejamento para nossa administração e, dentro do que foi planejado, priorizamos o servidor do nosso município, pagamento rigorosamente em dia, além de promover a reposição salarial todo ano. De igual forma, o pagamento do 13° salário que é efetuado, no máximo, até o dia 20 de dezembro”, esclarece.
Outro destaque do Prefeito é referente ao percentual de repasse de verbas destinadas para áreas como educação e saúde. “Determinamos que todos os repasses deveriam estar de acordo com a lei. Uma de nossas preocupações era proporcionar conforto, tanto dos servidores municipais,quanto dos usuários dos serviços prestados pelo município e conseguimos. Todas as nossas escolas, inclusive as da zona rural, possuem ares condicionados assim também são todas as unidades de atendimento ao público”, pontua Laurez.
De acordo com o prefeito, todas as áreas da administração municipal estão com trabalhos de alto nível sendo executados. Nossa preocupação é que o cidadão seja bem atendido e assim está sendo feito. “Estamos orgulhosos com o atendimento ofertado na área da saúde, que conta com Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atendimento Psicossociais (Caps), todos funcionando muito bem e com profissionais altamente capacitados e ainda inauguramos a primeira clínica da mulher, do estado, a qual está em pleno funcionamento”, afirma.
Em relação a agricultura familiar, Laurez Moreira desafiou a qualquer município do Brasil a apresentar projeto semelhante ao que esteja sendo desenvolvido em Gurupi. Segundo o prefeito, já foram adquiridos sete tratores para trabalhar as áreas de plantio, um ônibus que busca os pequenos agricultores e seus produtos para serem comercializados em feiras próprias. “Hoje nós temos três feiras por semana, onde o pequeno produtor rural comercializa seu próprio produto, sem a intervenção de ‘atravessadores’, o que possibilita maior rentabilidade e melhores preços”, ressalta.
Em todas as áreas da administração, Laurez Moreira aponta um significativo desenvolvimento. Conforme relata, durante sua gestão foram construídas cinco creches, com atendimento integral e a rede municipal de ensino saltou de cinco para mais de sete mil alunos. “Hoje é comum vermos alunos migrarem das escolas particulares para as escolas municipais e isso nos engrandece”, declara o prefeito que ainda menciona as mais de 30 pontes construídas nas áreas rurais e, cuja preocupação é a trafegabilidade segura e permanente.
Também tratada com prioridade de gestão do prefeito peessedebista, o setor habitacional já entregou mais de 2.500 novas casas para famílias gurupienses. O prefeito Laurez Moreira faz questão de lembrar que moradia não custar caro para o cidadão. “Em Gurupi, o custo da moradia é relativamente baixo, pois entendemos que a moradia não pode pesar no bolso da população”. Ainda sobre moradia o prefeito afirma que Gurupi possui o IPTU mais baixo entre as 10 maiores cidades do estado e o reajuste do Imposto, para este ano, foi de apenas 2,95%, seguindo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
“Muitos são os motivos para comemorarmos os bons números de Gurupi”, comenta o prefeito dizendo que o cidadão está sendo bem cuidado. “estamos cuidando tanto do município, quanto do cidadão que aqui mora. E, qual é o segredo? É zelar de cada centavo que entra nos cofres da prefeitura. É zelar do nosso servidor. Não temos, em Gurupi, nenhum funcionário que não produz, ele tem que produzir, onde estiver e, principalmente, precisa ter boas condições de trabalho, estar feliz com o que faz”, conclui.