Com o tema: Bóia Cross, uma aventura ecológica, a prefeitura de Lajeado promoveu neste sábado, 28, a 4ª edição do Bóia Cross. A modalidade esportiva acontece anualmente e os participantes descem de bóias e botes o Rio Lajeado.
O evento, sem nenhum cunho competitivo, reuniu nesta edição cerca de 300 aventureiros que fizeram um percurso de 10 quilômetros.
No palco, durante todo o dia, o locutor Carlos Magno, da equipe de comunicação da prefeitura animou o público. Na cerimônia de abertura, a prefeita Márcia Reis agradeceu a participação da sociedade e de autoridades que marcaram presença. Segundo Reis “o objetivo do Bóia Cross é incentivar a consciência ambiental e a preservação dos córregos e rios, por meio do turismo consciente”.
Márcia ressaltou ainda a felicidade em promover e principalmente participar do evento. A prefeita relatou que faz questão em participar todos os anos, desde a primeira edição da modalidade.
O prefeito de Palmas, Carlos Amastha que também participou do evento agradeceu pelo convite e ressaltou a importância das parcerias intermunicipais. Para ele, “as cidades tocantinense possui um grande potencial turístico que precisa ser explorado pelos gestores”.
Em um momento descontraído, Amastha disse ao público e disse que caso não sobrevivesse esta seria uma de suas maiores experiências em vida.
O deputado federal César Halum que esteve em Lajeado reforçou o incentivo das esferas Estadual e Federal em realizar estes eventos. “Uma ação como esta precisa ser feita pelo maior número de mãos possíveis, pois só assim por meio do incentivo construiremos o turismo do Tocantins para o Estado e também o Brasil”, frisou Halum.
Consciência ambiental
O evento tem o intuito de mobilizar e discutir com a sociedade da importância da água. A ação visa conscientizar e combater o assoreamento por meio da preservação.
Bóia Cross
A prefeitura de Lajeado distribuiu aos participantes equipamentos de proteção, como coletes salva-vidas. Além dos coletes o inscrito tinha direito ainda a bóia. Gratuitas, as inscrições foram realizadas pela manhã, no balneário Ilha Verde. A administração municipal disponibilizou aos participantes ônibus que os conduziram até o local da largada em uma propriedade particular por onde passa o rio. A chegada aconteceu no balneário.
A organização do evento salientou que para uma maior segurança dos participantes, durante a descida não foi permitido veículos aquáticos. Todo o percurso foi acompanhado pelo Corpo de Bombeiros.
Antes da largada, os organizadores orientaram ainda aos participantes que tivessem cuidado, usassem os equipamentos de segurança e caso tivessem ingerido bebida alcoólica, não realizarem a prova.
A animação do público durante todo o dia ficou por conta do Grupo Coincidência, Di Levada e dupla sertaneja Nicolas e Rafael.
Jogos Indígenas
Além da programação esportiva, este ano o Boia Cross contou com o lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontece em setembro na Capital. O mascote Kaly deu o ar da graça e animou quem esteve no local. Um grupo indígena, de Tocantínia prestigiou o evento, e pintou autoridades e competidores.
Prestigiaram evento o deputado federal Cesar Halum, o vereador de Palmas, Major Negreiros, o prefeito Carlos Amastha, vereadores e secretários de Lajeado. Mais de 1500 pessoas passaram pelo local.