Primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, e segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, acompanham capacitação do Projeto Padaria Artesanal

Posted On Sexta, 11 Abril 2025 06:09
Avalie este item
(0 votos)
Equipe do Tocantins é preparada para atuar como agente multiplicadora do Projeto Padaria Artesanal no estado  Equipe do Tocantins é preparada para atuar como agente multiplicadora do Projeto Padaria Artesanal no estado fotos: Loise Maira

Realizada em Brasília/DF, formação de multiplicadores é uma preparação para a implantação do projeto no Tocantins, dentro do programa Mãos que Criam

 

 

Por Lidieth Sanchez

 

 

A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais do Tocantins, Karynne Sotero; e a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, idealizadora do Projeto Padaria Artesanal, acompanharam nesta quinta-feira, 10, em Brasília/DF, uma capacitação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A visita fortalece o compromisso do Tocantins com políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e ao fortalecimento da economia social.

 

O Projeto Padaria Artesanal será implementado no Tocantins, por meio do programa estadual Mãos que Criam, com inauguração prevista para maio deste ano. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em conjunto com a Agência de Fomento do Tocantins. A iniciativa oferece capacitação profissional e acesso a crédito facilitado, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a geração de renda entre os tocantinenses, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social. Após a conclusão dos cursos, os participantes poderão solicitar financiamento com a Agência de Fomento do Tocantins, com juros reduzidos, carência e prazos acessíveis.

 

Com presença da primeira-dama Karynne Sotero, Tocantins fortalece parceria com o governo federal para promover inclusão produtiva

 

Na ocasião, a primeira-dama Karynne Sotero destacou o impacto da iniciativa no Tocantins. “Esse projeto da Padaria Artesanal fará uma grande diferença. As seis pessoas que estão participando da formação aqui em Brasília vão levar todo esse conhecimento de volta para o Tocantins. Projetos como esse transformam realidades, fazem a diferença no nosso estado e na vida das pessoas. A parceria com o governo federal é fundamental, e estou muito feliz por estarmos juntos nessa caminhada”, afirmou.

 

Também estiveram presentes, a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina dos Santos, e a secretária Executiva da Governadoria do Tocantins, Kátia Chaves.

 

Capacitação em Brasília

 

Participam da formação seis servidores da Gerência de Inclusão Produtiva da Setas, que irão compor o futuro Polo Regional de Inclusão Produtiva de Palmas. São eles: os instrutores Marco Antônio e Ronaldo dos Santos Araújo; e, os coordenadores Dorivan Borges, Neuzivan Duarte, Renildo Rodrigues e Kátia Reijane. Todos estão sendo preparados como agentes multiplicadores, com a responsabilidade de replicar os conhecimentos em suas comunidades de origem.

 

A capacitação teve carga horária de oito horas e incluiu a produção de dez receitas de pães artesanais, com técnicas acessíveis que dispensam estrutura profissional, além de abordar temas como higiene, cidadania e empreendedorismo. A parte teórica foi conduzida pelo gerente de projetos do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Jeferson Fróes, seguida de atividades práticas em uma cozinha montada no salão da igreja.

 

Projeto Padaria Artesanal

 

Gestora da Setas, Cleizenir Divina dos Santos, segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, primeira dama do Tocantins, Karynne Sotero e a secretária Executiva da Governadoria do Tocantins, Kátia Chaves
--

O projeto tem como objetivo capacitar agentes indicados por instituições parceiras, que, ao retornarem às suas localidades, atuarão como multiplicadores das técnicas aprendidas. A proposta promove a inclusão produtiva e estimula o empreendedorismo, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

A secretária Executiva da Governadoria, Kátia Chaves, também ressaltou a importância da ação. “Realizamos diversos cursos nessa área e muitos tocantinenses conseguiram se profissionalizar por meio de iniciativas como essa. Talvez não tivessem uma profissão antes, mas se encontraram em uma nova. Quero agradecer, em especial, à primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, e à segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, pelo excelente trabalho que vêm realizando, tanto na parte social quanto em todos os outros aspectos envolvidos”, finalizou.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}