Professora Dorinha lidera com 23% a disputa pelo Senado, mostra pesquisa FIETO/Vetor

Posted On Sexta, 02 Setembro 2022 15:14
Avalie este item
(0 votos)

Pesquisa contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) divulgada nesta quinta-feira, 1º de setembro, mostra que Professora Dorinha (UB/TO) lidera em todos os cenários para a eleição para o Senado Federal. Neste sentido, levando em consideração os votos válidos, Dorinha seria eleita Senadora pelo Tocantins com 33%, confirmando a preferência do eleitor.

 

Da Assessoria

 

Na pesquisa estimulada, Dorinha tem 23% das intenções de voto para o Senado, seguida de Kátia Abreu, depois por Carlos Amastha e Mauro Carlesse com 8% cada, Ataídes Oliveira com 6%, Vilela com 2%, e Pastor Claudemir 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Branco e Nulo somam 5%. Não sabem 21% e não responderam 6%.

 

Dorinha também lidera a pesquisa espontânea, tendo 20% das intenções de voto para o Senado.

 

Na disputa pelo Governo do Estado, o governador Wanderlei Barbosa também lidera a pesquisa e venceria já no primeiro turno. Conforme o levantamento, o governador Wanderlei aparece na pesquisa estimulada com 42% das intenções de voto. Considerando apenas os votos válidos, Wanderlei venceria no primeiro turno com 55% dos votos.

 

Rejeição ao Senado

 

A mais rejeitada é Kátia Abreu, com 17%, seguida de Mauro Carlesse, com 13%, Carlos Amastha tem 4%, Vilela do PT 3%, Lúcia Viana 2%, Pastor Claudemir, Ataídes Oliveira, Lázaro Castro e Vanderlan Gomes possuem 1% cada. Rejeitam todos/nenhum 5%. Não sabem 34% e não responderam 15%.

 

Professora Dorinha tem um dos menores índices de rejeição, segundo a pesquisa FIETO/Vetor, com apenas 3%. O que mostra o reconhecimento e o respeito do eleitor com o trabalho realizado por Dorinha.

 

A pesquisa FIETO foi realizada pelo Instituto Vetor entre os dias 27 e 30 de agosto, com 1020 entrevistas. A margem de erro é de aproximadamente 3% para mais ou para menos, com 95% de margem de confiança. O registro da pesquisa foi feito no Tribunal Regional Eleitoral (TO - 04812/2022 – Governador/Senador).