Ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros
Por Edson Rodrigues
Se há uma coisa da qual a população de Porto Nacional deve se orgulhar é de saber votar. O ranking das cidades eficientes publicado pelo jornal Folha de São Paulo mostra que a administração de Porto Nacional é a mais eficiente do Tocantins e uma das primeiras da Região Norte do País , destoando do restante da Região, que teve, em média, os piores desempenhos em relação ao restante do Brasil.
O Ranking de Eficiência de Municípios - Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.
Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras.
O levantamento revela que nos 5% menos eficientes, com índice de até 0,30, o funcionalismo cresceu 67% entre 2004 e 2014, em média. A população aumentou 12% no período.
Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio.
Porto Nacional aparece na honrosa 834ª posição entre todos os municípios brasileiros, 200 posições à frente da segunda colocada do Tocantins, a cidade de Ananás e 1.184 posições à frente da Capital do Estado, Palmas.
UM NOME, DOIS REPRESENTANTES EM BRASÍLIA
O posicionamento de Porto Nacional do Ranking das Cidades Eficientes pode até ser surpresa para muitos, menos para a população da cidade, que percebe no seu cotidiano a união de um grande conjunto de forças agindo para minimizar a queda no repasse do FPM e os efeitos da crise econômica que assola o País.
Os componentes desse conjunto de forças têm, por incrível que pareça, apenas dois nomes: Vicente Alves e Otoniel Andrade. Vicente Alves pai, o senador da República e primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado Federal e Vicente Alves, o filho, o Jr., deputado federal. Os representantes portuenses em Brasília já conseguiram a liberação de mais de 180 milhões de reais para a cidade e têm mais de 50 milhões já aprovados, aguardando liberação burocrática para a cidade. Claro que os demais senadores e deputados federais do Tocantins também contribuíram para que o reconhecimento viesse de forma tão clara e explícita. Ninguém faz nada sozinho, e todos são importantes.
Outro elo importante dessa união é deputado estadual Toinho Andrade, que se juntou ao grupo na missão de transformar o município de Porto Nacional.
Otoniel Andrade, mesmo sendo de partido diferente ao do governador Marcelo Miranda, soube construir um relacionamento sério e equilibrado com o governo do Estado, assim como os senadores e deputados federais, conseguindo recursos para a realização de mais de 300 obras, desde escolas de tempo integral, asfaltamento de ruas e avenidas, construção de pontes de concreto nas estradas da zona rural, grandes ações na área social, funcionalismo com pagamento em dia e esforços que possibilitaram que a Saúde de Porto Nacional caminhasse à margem dos problemas que assolam o setor no Estado.
O bom desempenho de Porto Nacional no Ranking das Cidades Eficientes coloca, automaticamente, o prefeito Otoniel Andrade como o melhor prefeito do Tocantins, mostrando que sua administração foi capaz de edificar uma boa relação com a União, com a Bancada Federal e também com o Legislativo Municipal, um fato raro nas administrações atuais e digno de destaque, como prova o estudo da Folha de São Paulo.
Mostrando, também, que Otoniel foi capaz de montar uma equipe de governo capaz e eficiente, formada por gente competente, de Porto Nacional e região, que se preocupa em fazer o melhor pelo povo, com projetos factíveis, com fácil aprovação nos ministérios e que redundam em benefícios à cidade.
Otoniel dá exemplos simples e práticos de que há solução para a crise. Basta se rodear de pessoas capacitadas, interessadas e engajadas.
A população portuense agradece!
Porto 834
Ananás 1055
Palmas 2018