Hoje o município de Monte do Carmo é pujante, com economia fortalecida, principalmente com a chegada de uma gigante da mineração. Mas não é só isso, sua gente é ordeira e defensora do processo histórico dessa que é a célula mater de Porto Nacional.
Da Redação
Monte do Carmo foi fundado pelo bandeirante Manuel de Sousa Ferreira, na confluência dos ribeirões: Matança hoje é córrego Água Suja (devido à lavagem do ouro), até o córrego Sucuri que abastece a cidade. Em 1836 deram-lhe o nome de arraial de Nossa Senhora do Carmo, 1911 foi denominado Carmo, em 1943 resolveram mudar para Tairuçu (palavra indígena), mas não durou muito, passou a se chamar Monte do Carmo em 1953.
Trata-se de uma coletividade telhada pelo tempo, com formação cultural expressiva,sustentada pela capacidade de luta de seus filhos, dentre eles o jovem Rubens Amaral(Rubão), que hoje como pré-candidato a prefeito do município lidera pesquisa do Instituo Skala, resultado de seu preparo político, sua folha de serviços prestados à sociedade local e, acima de tudo, por sua ligação fraternal com todos os carmelitanos, indistintamente.
Resultados da Pesquisa Skala:
Essa pesquisa está de acordo com a resolução 23.600 do TSE, em que foram observadas as variáveis como sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, e bairros. A margem de erro e de 3%, e o nível de confiança é de 95,0%, numa amostragem de 188 entrevistados.
Veja os números:
Quando foi perguntado, na modalidade estimulada, de intenção de voto, em quem o entrevistado votaria para prefeito de Monte do Carmo, o Instituto Skala obteve os seguintes resultados:
Rubão- 53,5%; Wlisses– 36,2%; Não sabe – 5,5%; Nenhum – 4,8%
Na oportunidade, quando o entrevistador, também na modalidade estimulada, de intenção de voto, em quem o entrevistado votaria para prefeito de Monte do Carmo, agora apresentando os 5 candidatos, o Instituto Skala obteve os seguintes resultados gerais:
Rubão–34,1%; Wlisses – 30,8%; Neto Carneiro – 13,2%; Jeová – 3,3%; Edilton–2,2%; Não Sabe – 9,8%e Nenhum–6,6%.
Quando o Instituto Skala buscou medir a rejeição dos candidatos a prefeito de Monte do Carmo, perguntando ao entrevistado– Desses cinco nomes em quem você não votaria para prefeito de Monte do Carmo jeito nenhum? Obteve-se os seguintes resultados:
Jeová – 18, 7%; Wlisses – 13,2%; Neto Carneiro – 11,0%; Edilton – 8,8%; Rubão – 5,5%; Não Rejeita – 37,3% e Nenhum –5,5%.
O período de coleta desses foi no dia 14 de julho de 2023, sendo uma realização da equipe do Skala Instituto Opinião