Saiba que ministros e representantes do PIB encontraram Bolsonaro nos últimos dias

Posted On Terça, 07 Julho 2020 14:50
Avalie este item
(0 votos)

Nas 48 horas que antecederam os primeiros sintomas de Covid-19 sentidos pelo presidente Jair Bolsonaro, ele teve uma série de encontros oficiais, a maioria deles não estava usando máscara protetora. No último sábado, Bolsonaro viajou para Florianópolis e em seguida, retornando a Brasília, foi a almoço na embaixada dos Estados Unidos no dia em que se comemora a independência dos EUA.

 

Por Washington Luiz e Elisa Martins

 

 O período em que o novo coronavírus tem maior potencial de transmissão é antes do surgimento dos primeiros sintomas da doença.

 

— A maior transmissão (do novo coronavírus) acontece de dois a três dias antes do aparecimento dos sintomas. Os chamados pacientes pré-sintomáticos têm o maior potencial de contágio — explica a microbiologista Natalia Pasternak, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

 

Analítico: Contaminação surpreende por não ter ocorrido antes

 

Assim, no evento na embaixada americana em Brasília, por exemplo, Bolsonaro já era potencial transmissor da Covid-19. A agenda estava dentro da janela de tempo de maior transmissão do novo coronavírus. E em vários encontros com simpatizantes também.

 

— Todos somos potenciais transmissores. Não sabemos se estamos contaminados nos primeiros dias. Por isso mesmo, todos deveriam se proteger igual. Ao usar máscara e manter distância de 1,5m das pessoas etc, protegemos os demais — diz Natalia.

 

Contágio: Diretor do escritório regional da OMS sobre exame: 'Vírus não respeita raça, cor ou pessoas poderosas'

 

As medidas não reduzem a zero o risco de transmissão, acrescenta, mas diminuem muito a possibilidade de contágio. E, segundo a microbiologista, a evolução do quadro após a confirmação do diagnóstico varia de pessoa a pessoa.

 

Fazendo a sua parte: Uso de máscara pode reduzir em até 40% taxas de crescimento de casos de Covid-19

 

— Tem gente que se recupera muito bem, nem desenvolve sintomas, ou então são leves. E tem quem agrave, com sensação de gripe forte, falta de ar, necessidade de hospitalização. É impossível prever — afirma.

 

Gripezinha: Veja dez vezes em que o presidente relativizou a crise

 

A idade — 65 anos — colocaria o presidente em estágio de atenção, diz a pesquisadora:

 

— Não é todo idoso que tem complicações, assim como há jovens que têm. Não é preto no branco. Mas Bolsonaro é grupo de risco, mesmo se dizendo atleta. Tem que ficar de olho.

 

Veja como foi a agenda do presidente:

 

02 de julho

 

Ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, Bolsonaro participa remotamente da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. Nenhum deles usava máscara.

 

03 de julho

 

Em encontro com Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e outros empresários, Bolsonaro também não utilizava nenhuma forma de proteção.

 

04 de julho

 

 

Sem máscara, o presidente participou da comemoração da independência dos Estados Unidos com o embaixador Todd Chapman, em Brasília.