À frente da super Secretaria de Desenvolvimento Econômico, agricultura e Meio Ambiente desde agosto de 2017, o ex-vice-governador do Tocantins Aldison Wiseman Barros de Lyra (Tom Lyra), tem a missão de criar políticas que atraiam novos investimentos e novas indústrias para a cidade de Gurupi, o que, pelo visto, está funcionando. De acordo com o secretário, a cidade acumulou no último semestre um crescimento de 15%, bem acima da média das principais cidades do estado.
Da Redação
Segundo Tom Lyra, a capital da amizade é, hoje, um dos principais destinos de empreendedores que buscam oportunidade no Tocantins, e um dos principais fatores é a oferta de oportunidades que o município oferece. Para o secretário é possível “diminuir a presença do estado e, consequentemente atrair mais empresas com a diminuição da carga tributária”. Tom Lyra disse que “chega a ser indecente os aumentos exorbitantes de impostos, como o IPTU de Palmas, por exemplo, e outros tantos praticados em determinadas cidades do estado”, destacou.
Tom Lyra analisa convite para participar da chapa de Kátia Abreu
O empresário internacional que possui experiência em empresas multinacionais citou o exemplo da atual gestão de Gurupi que fez um amplo estudo, além de análises e consultas prévias sobre percentual de aumento do IPTU, justamente por conhecer a realidade econômica pela qual o Brasil passa e, dessa forma, facilitar a vida dos cidadãos gurupienses. O secretário afirmou que Gurupi possui atualmente o IPTU mais barato entre as 10 maiores cidades do Tocantins.
Sobre uma atuação mais direta na política tocantinense, o secretário, que é natural de Araguacema (TO) e graduado em óptica e optometria pelo Instituto Filadélfia dos Estados Unidos da América, não negou uma possível candidatura à Câmara Federal, mas ponderou ao falar que o momento é de transição de poderes. “Estamos passando por um momento de transição de poderes, onde percebemos que a prioridade é o poder, e pouco se fala em desenvolvimento econômico do estado”, observou.
O responsável pela política de atração de empreendedores de Gurupi disse que o Tocantins precisa ter debates mais sérios em torno das políticas públicas. “Vejo que o debate ainda está muito individual e precisamos focar mais nas ideias, planos e propostas de governo, principalmente daqueles que são responsáveis pela administração do estado ou que venham a ser no futuro”, pontuou.