O objetivo é levar o campo de estágio ao Hospital Regional de Paraíso e promover a capacitação das equipes da Pasta
Por Karoliny Santiago
Com o objetivo de ampliar a oferta de estágios na área da saúde, na rede estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) debateu na sexta-feira, 15, com a Universidade de Gurupi (UNIRG), a ampliação do campo de estágio para os estudantes e capacitação para os servidores da Pasta. O encontro, contou com representantes da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, Dr Gismar Gomes (ETSUS) e das Superintendências de Unidades Próprias Hospitalares e Gestão Profissional e Educação na Saúde.
Na ocasião, os presentes discutiram a forma que vem sendo trabalhada a parceria dentro do Hospital Regional de Gurupi (HRG) e a possibilidade de ampliação para o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), bem como a oferta de cursos de pós-graduação como, por exemplo, em hansenologia.
Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto “este momento de debate é importante, pois a parceria com a UNIRG existe desde 2007 e com ela, temos colocado profissionais conhecedores da realidade da saúde pública. Nossas equipes seguirão em alinhamento para a ampliação do campo de estágio e da qualificação dos nossos servidores”.
“A partir dessa conversa ampliaremos essa parceria no sentido de ofertar um curso de pós-graduação em hanseniologia multiprofissional, e a oferta do próprio serviço para ampliar tanto o campo de prática, quanto o campo de oferta da assistência. Isso em Paraíso do Tocantins e em Gurupi. Isso contribui para a formação desses alunos e amplia a oferta do serviço de atendimento à nossa população tocantinense”, disse a diretora da ETSUS, Raimunda Fortaleza.
Para a reitora da UNIRG, Sara Falcão, “é muito gratificante estar junto com o Governo do Tocantins na ampliação dessa parceria que já existe e que agora queremos que alcance um novo campus. Isso vai fazer um ganho tanto para a UNIRG, estudante e o Estado do Tocantins que terá um atendimento com mais qualidade à população tocantinense”.