Neste sábado, 1º de junho, o distrito de Taquaruçu será elevado à condição de “Capital” do Estado. Até aí, nenhuma novidade, afinal, várias foram as oportunidades em que isso aconteceu.
Por Edson Rodrigues
A população de Taquaruçu já não aguenta mais ser “Capital por um dia” e não ver nada acontecer de diferente em relação aos problemas e demandas que a localidade enfrenta.
Eis, então, a oportunidade para que a prefeita Cinthia Ribeiro chegue à Taquaruçu, nesse dia tão simbólico, de uma maneira totalmente diferente de todos os políticos que tiveram a mesma iniciativa, mas só deixaram discursos, palavras vazias, demagogia e os acordes disfônicos das bandas de música a sussurrar na cabeça da população hospitaleira, que tudo não passou de “circo”. “Pão”, que é bom, nada!
A prefeita durante Festival de gastronomia em Taguaruçu
A comunidade de Taquaruçu espera da prefeita Cinthia Ribeiro ações efetivas, que as promessas saiam do papel e virem obras práticas, palpáveis. Espera, também que ser “Capital por um dia” seja o anúncio da reforma do hospital do distrito, com médicos de várias especialidades, que o sofrimento das mães acabe ao verem seus filhos doentes e que as viagens para Palmas em busca de socorro fiquem no passado, assim como os exames, que demoram 18, 20 dias para ficar prontos, possam ser feitos ali, na rua próxima e não lá, pelas bandas distantes de Palmas.
O que o povo de Taquaruçu almeja é que ser “capital por um dia” resulte em recapeamento asfáltico em todo o distrito, em recuperação das estradas vicinais, em mais infraestrutura de saneamento, enfim, em mais qualidade de vida para seus moradores.
Não esqueçamos que a Capital, Palmas, só existe, por conta da benevolência do povo de Taquaruçu, que aceitou transferir sua sede para o distrito de Canelas para que Palmas pudesse ser criada de fato e de direito.
E, em se falando de fatos e de direitos, Taquaruçu, neste1º de julho, merece mais fatos que tragam qualidade de vida á sua população, pois esse é um direito de todos.
Parabéns, Taquaruçu. Que um dia, esse distrito hospitaleiro e charmoso, seja, realmente, tratado com dignidade e como parte integrante da Capital do Tocantins!