TRANSIÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CONFIRMA HARMONIA ENTRE PODERES E ABRE BOAS EXPECTATIVAS

Posted On Quarta, 01 Fevereiro 2017 20:26
Avalie este item
(0 votos)

A presença do governador Marcelo Miranda junto com todo o seu staff à cerimônia demonstra acenos mútuos de boa governabilidade

 

Por Edson Rodrigues

 

A manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2017, foi um momento solene na Assembleia Legislativa do Tocantins. Enquanto o deputado Osires Damaso encerrava seu mandato á frente da mesa diretora da Casa de Leis arquivando um improvável, mas real, pedido de impeachment do governador Marcelo Miranda, Mauro Carlesse, o novo presidente, assumiu o posto se dizendo “pronto para ajudar a governar o Tocantins”.

Não bastassem os atos do ex e do atual presidente da AL, a cerimônia de transmissão de cargo foi acompanhada por uma miríade política de fazer inveja a qualquer chefe de Estado, começando pela presença do governador Marcelo Miranda e de todo o seu quadro de assessores do primeiro ao terceiro escalões, e pela presença em lugares de honra do procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut; do arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro; do presidente do TCE, conselheiro Manoel Pires; do presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha Filho; do ex-governador do Tocantins e prefeito de Paraíso, Moisés Avelino; do presidente da OAB, Walter Ohofugi; da vice-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e do presidente da ATM, João Emídio.

Os presentes acompanharam com atenção a posse de todos o membros da nova Mesa Diretora da AL, que traz, além de Mauro Carlesse como presidente, Luana Ribeiro na vice-presidência e Toinho Andrade na 2ª vice-presidência. A 1ª secretaria ficou com o deputado Jorge Frederico; na 2ª secretaria, Nilton Franco, na 3ª secretaria Cleiton Cardoso e para a 4ª secretaria o eleito foi Zé Roberto.

 

OTIMISMO

Com uma transição assim na Assembleia Legislativa, cresce o clima de otimismo em relação à governabilidade do Estado e ao enfrentamento da crise financeira, política e institucional pela qual o Brasil passa.

Se no mandato de Osires Damaso os parlamentares se mantiveram corretos em relação às decisões e assertivos no apoio aos atos do governo, mesmo que austeros, na travessia de uma ano tão terrível como foi 2016, o discurso de posse de Carlesse aponta para uma continuidade da harmonia e equilíbrio entre os dois poderes que, junto com o Judiciário, vêm conduzindo o Tocantins para fora da tormenta, sem interferências nem picuinhas que muitas vezes podem custar caro para a população.

Mauro Carlesse, que convocou sessão já para a tarde desta quarta-feira, agradeceu aos deputados e firmou o compromisso de realizar “uma gestão como espera o povo do Estado. Espero que com diálogo possamos encontrar soluções para os problemas do dia a dia. Vamos tomar decisões maduras que traduzam os ideais e as verdadeiras aspirações do povo. O momento exige austeridade e criatividade para que possamos gerar emprego e qualidade de vida para os tocantinenses. Vamos trazer projetos que retomem o desenvolvimento do Estado e a geração de empregos, Me coloco à disposição para, junto com os poderes, trabalhar e buscar soluções para os graves problemas que afetam nosso estado”, finalizou.

Pelo visto, cada um sabe do seu papel na dura batalha que têm pela frente, mas, sem sombra de dúvidas o Tocantins pode esperar por dias melhores.