Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda, 23, em todo o país

Posted On Quinta, 19 Março 2020 17:05
Avalie este item
(0 votos)

A primeira fase da imunização contemplará idosos e trabalhadores da saúde

 

Por Erlene Miranda

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que na próxima segunda-feira, 23, terá início a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização segue até o dia 22 de maio, tendo como intuito a prevenção do vírus Influenza que provoca gripe.

 

Segundo o gestor da SES, Dr. Edgar Tollini, serão disponibilizadas em todo o Estado 471.522 doses da vacina de forma escalonada de acordo com as etapas da campanha. “É necessário que o público alvo esteja atento ao cronograma, para que a vacinação seja efetiva. A imunização irá prevenir contra os tipos de Influenza que já circulam no Estado, por isso a importância de buscar a vacinação, com isso, será possível também diminuir a incidência de casos suspeitos de Covid-19, uma vez que esta cobertura para a população diminuirá a incidência de pacientes com sintomas semelhantes ao do novo vírus”, explica o gestor.

 

A vacinação será dividida em fases estratégicas, separando o público alvo por grupos prioritários. As datas para início da vacinação serão distintas para cada grupo, e as imunizações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde(UBS) de cada município.

 

A primeira fase da imunização contemplará idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde, o início da vacinação para esse público será na próxima segunda-feira, 23.

 

Já o segundo período de vacinação que tem como público alvo professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a vacinação começará em 16 de abril.

 

Na terceira e última fase da imunização, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade, povos indígenas e adultos com início da vacinação 09 de maio.