Bobo de quem pensa que o governador Wanderlei Barbosa está desatento a tudo o que acontece nos bastidores políticos. Além de um faro político apurado, o governador do Tocantins tem experiência e traquejo políticos suficientes para identificar movimentos sorrateiros de quem se diz seu aliado, mas, na verdade, está agindo apenas em benefício próprio
Por Edson Rodrigues
O deputado federal Vicentinho Jr. Acabar sendo vítima de si próprio ou, como se diz no meio futebolístico, pode ser vítima de uma “bola nas costas”.
Não se sabe se é uma ação coordenada em família ou é simples “fogo amigo”, mas fato é que a situação do município de Almas é emblemática quanto à forma em que o governador Wanderlei Barbosa espera que seus aliados verdadeiros ajam, e como ele espera que seus adversários contra-ataquem.
Deputado Vicentinho Junior e o governador Wanderlei Barbosa
Wanderlei foi à Almas prestigiar a filiação e o lançamento da pré-candidatura de seu amigo pessoal, cunhado e pai dos seus sobrinhos, Goianyr Barbosa, à prefeitura, pelo seu Republicanos, partido que preside no Tocantins. Além de amigo, o jornalista e ex-prefeito da cidade, Goianyr foi casado com a saudosa irmã de Wanderlei, Márcia Barbosa Castro, união que gerou Ludmilla Castro e Thiago Barbosa Castro.
O governador foi claro e direto ao hipotecar seu apoio incondicional a Goianyr, mas acabou vendo um deputado federal da sua própria base de apoio abrir espaço para que o principal adversário de Goianyr possa disputar a eleição para a prefeitura de Almas. Vicentinho Jr. não só apoiou, como foi um dos mentores da filiação do atual vice-prefeito, Neri Xavier, ao PP, legenda que preside no Tocantins, para disputar a prefeitura.
RECIPROCIDADE
Desta forma, nada mais justo que a ação de Vicentinho Jr. tenha uma reação de mesma força, mesma potência, mas em sentido contrário, a chamada “lei da ação e reação”.
Dois irmãos do deputado federal serão candidatos a prefeito. Um em Pindorama – Dr. Thiago Tapajós – e outro em Ipueiras – Neto Ayres.
Neto Aires candidato em Ipueiras e Tiago Tapajós prefeito e candidato a reeleição em Pindorama
A reciprocidade do governador Wanderlei Barbosa será total em Ipueiras e em Pindorama, em relação às atitudes de Vicentinho Jr. na cidade de Almas. E com razão.
E Vicentinho Jr. encampa candidaturas de seus irmãos, Neto Ayres, em Ipueiras e de Thiago Tapajós em Pindorama, além de Neri Xavier, em Almas, contra uma “correnteza” de serviços prestados e benfeitorias que exigiria, pelo menos, respeito e reconhecimento.
Neto Ayres terá o apoio de Vicentinho Jr., em Ipueiras, em uma disputa contra a candidata Irisnete Ferreira Pinto, apoiada por ninguém menos que Israel Siqueira de Abreu, o grande líder político e patrono de toda a população ipueirense, que vem, há décadas, assumindo o papel de pai, irmão, amigo e porto seguro de cada cidadão de Ipueiras. Israel é presidente municipal do Republicanos e a presença do governador Wanderlei Barbosa no palanque de Irisnete é dada como certa por todos os analistas políticos.
Irinete Pinto candidata do Republicanos em Ipueiras e o empresário e líder político Israel de Abreu presidente do Republicanos
Em Almas, além de Goianyr ter o apoio irrestrito do governador Wanderlei Barbosa, o jornalista e ex-prefeito da própria Almas conta com o apoio declarado do senador Eduardo Gomes, campeão no carreamento de recursos federais para os 139 municípios tocantinenses, que declarou estar pronto a suprir com mais recursos e mais ações o município de Almas, se o seu amigo Goianyr estiver à frente da prefeitura.
O próximo sábado pode ser o dia reservado por Wanderlei Barbosa para dar a primeira dose de “reciprocidade” à Vicentinho Jr., durante a grandiosa festa de filiação de Neri Xavier no PP, que está sendo preparada pela legenda, e sua presença no evento será a comprovação desse novo momento político do grupo palaciano.
Senador Eduardo Gomes e Goianyr Barbosa
Levando-se em conta os apoios de Vicentinho Jr. aos seus irmãos, que pretendem disputar com Eraldo Arruda, ex-prefeito por três mandatos em Pindorama e contra Irisnete Pinto, que tem o apoio de Israel Siqueira, da maioria dos vereadores e dos atuais prefeito e vice, a intenção do deputado federal parece ser, mesmo, partir para o enfrentamento escancarado ao grupo palaciano.
O ditado “cutucar onça com vara curta” nunca foi tão adequado quanto para as atitudes de Vicentinho Jr. em relação aos apoios que dará nas eleições municipais deste ano.
E, no caso, são várias “onças cutucadas”.