O Observatório Político de O Paralelo 13 esteve pessoalmente com o governador Wanderlei Barbosa, em sua residência em Palmas, onde durante um café da manhã a sucessão estadual 2026 veio à pauta do bate-papo
Por Edson Rodrigues
Wanderlei Barbosa foi claro e cristalino: “não vou renunciar ao cargo de governador para ser candidato ao Senado”, para depois emendar que essa decisão é pessoal e irreversível.
O governador assegurou, também que o grupo político formado por várias agremiações partidárias, juntamente com nossos congressistas, amigos e companheiros do Legislativo Estadual, nossas lideranças e nossos prefeitos, estaremos em constante diálogo, para chegar em 2026 ainda mais unidos e fortalecidos.
PORQUE NÃO RENUNCIAR
Já é de conhecimento público que o governador não nutre confiança em seu vice, Laurez Moreira que, segundo consta, conspirou contra a sua própria gestão, inclusive em Brasília, numa tentativa de mobilizar a cúpula política contra Wanderlei Barbosa.
Laurez nega tudo, mas já sabe que terá que formar seu grupo político para a formação das chapas majoritária e proporcional com candidatos a deputado estadual e federal e ao Senado para disputar o governo.
Segundo uma liderança política de alta plumagem do Palácio Araguaia, Laurez tem que parar de pegar carona nos atos da gestão de Wanderlei Barbosa, onde aproveita para fazer vídeos e transformar em notícia para sua assessoria, pois se não apoia a gestão, não justifica tentar se valer dela politicamente.
CONFIANÇA E TRABALHO
Governador Wanderlei Barbosa e a bancada federal do Tocantins
Ainda durante o café da manhã, Wanderlei Barbosa salientou que seu papel como líder de um grupo político é promover a união entre todas as siglas partidárias que compõem, para que a chapa majoritária contemple a todos.
Eduardo Gomes, Dorinha Seabra e Amélio Cayres
Wanderlei também ressaltou a importância dos companheiros do Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, nas pessoas dos senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra e do presidente da Aleto, Amélio Cayres, pela lealdade compromisso com o Tocantins.
Não vamos ter problemas com a Dorinha, Eduardo Gomes e Amélio Cayres. Estamos todos nos alinhando e não haverá racha na nossa base, muito menos desentendimentos. Esse, aliás, é um dos motivos que me deixam tranquilo para não renunciar.
REALIZAÇÕES E PARCERIAS
Ministro da Saúde e o Governador Wanderlei Barbosa
O governador aproveitou para falar sobre as realizações do seu governo, afirmando que 2025 terá muitas obras a serem concluídas, como os hospitais regionais de Araguaína e Gurupi e revelou o provisionamento de recursos para outras obras estruturantes e que já há dinheiro em caixa para investimentos em Saúde e Educação.
Wanderlei também ressaltou os investimentos nos 139 municípios e as parcerias que vêm surgindo, como, por exemplo, em Palmas em que o governador e o prefeito Eduardo Siqueira Campos vêm se comunicando e ajustando os ponteiros.
Governador Wanderlei Barbosa em inauguração de uma escola com o Prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos
Na última semana o prefeito Eduardo Siqueira Campos conseguiu restaurar uma praça em Taquaralto, construída em parceria entre o governo do Estado, na pessoa do seu pai, José Wilson Siqueira Campos e do então prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, pai do governador.
A placa referente à inauguração da praça, com o nome dos pais de Wanderlei e de Eduardo foi retirada não se sabe por quem e uma nova placa foi descerrada pelos dois, por iniciativa de Eduardo Siqueira Campos, em mais um gesto de maturidade política e de simpatia.
Eduardo já havia feito um gesto de simpatia ao recolocar a placa da inauguração da prefeitura de Palmas, também construída por Fenelon Barbosa, e dar os devidos créditos a todos.
Desta forma, Eduardo e Wanderlei vêm desempenhando com maestria seus papéis de líderes, focando no trabalho e no bem da população, colocando as picuinhas políticas, as intrigas e os ressentimentos de lado e praticando a boa política.
Que Deus ilumine as mentes de todos os líderes políticos do Tocantins, para que sigam os exemplos de Wanderlei Barbosa e de Eduardo Siqueira Campos, que estão empenhados em trabalhar e realizar, não em brigar ou prejudicar.
Bênçãos e sucesso aos dois e parabéns pelo altruísmo.