Por Luciana Barros
Nesta sexta- feira, 05, foi realizada a terceira captação múltipla de órgãos de 2024, no Tocantins. A doação ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP) e foi autorizada por ato solidário da família de um paciente de 35 anos, que evoluiu para morte encefálica. Na ocasião, foram captados fígado, rins e córneas. Ao todo, cinco pacientes que esperam por transplante serão beneficiados com a doação.
“Nosso agradecimento à família pela doação ao dizer sim a outras vidas. Muitas famílias aguardam ansiosas por um contato, para receberem a notícia que terão um ente com a saúde restaurada. A doação é um ato de amor ao próximo. Cinco pessoas terão segunda chance para viver”, ressaltou a coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), Suziane Crateús.
O médico coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do HGP, Leonardo Boa Sorte explicou que, “é realizado o protocolo de morte encefálica e se confirmado oferece o direito às famílias de optarem pela doação dos órgãos. Nossa equipe atua durante todo o processo de doação e captação dos órgãos”, pontuou.
A ação contou com equipes da CETTO, da CIHDOTT, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto) e teve a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO).
Para doar
Os interessados em doar órgãos precisam primeiramente informar à família, sobre o desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos.
Os órgãos captados são entregues a pacientes que aguardam em lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.