Chegamos, ontem na sexta-feira mais aliviados com o arrefecimento dos ânimos e o “desarme” político dos grupos que ameaçavam colocar em risco a nossa democracia a partir dos atos de sete de setembro último.
Por Edson Rodrigues
Muito desse alívio devemos ao MDB, que agiu como um verdadeiro “desativador de bombas”, nas figuras dos ex-presidentes José Sarney e Michel Temer, que mostraram que o MDB não é um partido “adesista” como afirmam as más – e desinformadas – línguas, mas uma legenda, uma família política, que atua sempre pela harmonia em prol do povo brasileiro, sem distinção de raça, credo, opção sexual ou classe social, considerando a todos como irmãos.
Assim é o MDB, um partido ou O partido com a maior folha de serviços prestados à nação brasileira.
DEMOCRACIA
Uma das maiores conquistas do povo brasileiro que teve participação crucial do MDB foi a redemocratização do País. Gostando do MDB ou não, é impossível dissociar a imagem do partido na luta pelo fim da ditadura, comandando o movimento das “Diretas Já”, na figura do saudoso Ulysses Guimarães. A partir desse movimento é que, hoje, podemos nos orgulhar de escolher secretamente nossos representantes políticos, desde bvereadores até o presidente da República.
Ulysses Guimarães um dos fundadores do PMDB
São vários os nomes ligados da família MDB que vêm prestando relevantes serviços ao Brasil e aos seus filhos nas últimas décadas, como Mário Martins (ligado a Carlos Lacerda),Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Mário Covas, Franco Montoro e Amaral Peixoto, dentre muitos outros.
ATUALIDADE
Nos tempos atuais, parte da família MDB faz parte da base de sustentação política do governo de Jair Bolsonaro, parte se diz independente e outra parte faz oposição aberta. Essa variável de comportamentos e vieses dentro do MDB sempre foi sua marca histórica, uma marca, principalmente, democrática, mostrando que uma mesma sigla partidária pode conter opiniões e posicionamentos diferentes, sem interferir em sua atuação política.
E foi graças a esse DNA que o MDB acabou, mais uma vez, sendo o grande “bombeiro” da atual situação vivida entre os Três Poderes, num acirramento de atos e declarações jamais visto na história democrática do Brasil, em que o Judiciário e o Executivo travam uma guerra psicológica que vem envergonhando ao povo brasileiro de ambas as partes, tendo nas figuras do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Alexandre de Moraes os dois “combatentes”.
Precisou, após os atos do último dia sete de setembro e das declarações infelizes de Jair Bolsonaro, motivadas pela ação desmedida do ministro Alexandre de Moraes em tentar frear com atos jurídicos a mobilização dos militantes bolsonaristas, que o ex-presidente emedebista Michel Temer viesse de São Paulo à Brasília para aconselhar Bolsonaro que, ouvindo a voz da experiência recuou em suas atitudes e divulgou uma nota – rascunhada por Temer – dando início a um processo de apaziguamento que pode ser tanto rápido quanto lento, a depender dos próximos passos.
FAMÍLIA MDB NO TOCANTINS
Aqui, no território demarcado por Teotonio Segurado, o DNA do MDB também se faz presente e significativo, iniciando com a adesão unânime da Assembléia Legislativa goiana, com o total apoio do saudoso Henrique Santillo, ex-governador de Goiás, do então deputado estadual Dr. Brito Miranda, que encabeçaram o movimento para consentir a separação de Goiás e a criação do Tocantins pela Constituinte de 1988, presidida por Ulysses Guimarães, avalizando a proposta apresentada pelo então deputado federal pelo PDC, Siqueira Campos, e subscrita pelo deputado federal constituinte José dos Santos Freire.
Ex-governador Moisés Avelino
De lá pra cá o Tocantins já foi governado por dois emedebistas, Moisés Avelino e Marcelo Miranda, que, cada um à sua maneira, contribuíram enormemente para a consolidação do mais novo estado da federação.
EDUARDO GOMES
Mas, não se pode falar em MDB no Tocantins sem citar o nome do senador Eduardo Gomes. Eleito pelo Solidariedade, antes mesmo de tomar posse como senador mais votado nas últimas eleições, Gomes cerrou fileiras com o MDB, onde vem desempenhando um papel determinante para o bom momento vivido pelo Tocantins em relação à sua economia e, principalmente, à área da Saúde.
ex-deputado constituinte José Freire
Pouquíssimos estados brasileiros têm a honra de ter um filho seu líder de um governo federal junto ao Congresso Nacional, posição que o capacita a transitar com fluidez pelos corredores dos poderes em Brasília e, no caso de Eduardo Gomes, garimpar recursos na ordem de centenas de milhões de reais não só para o governo do Estado como para todos os municípios tocantinenses, sem distinção de cor partidária. Só este ano, o senador conseguiu trazer para o Tocantins a Codevasf e o Programa Calha Norte, que investiram mais de 600 milhões de reais em benefício do povo tocantinense dos 139 municípios.
Eduardo Gomes vem se fortalecendo a cada dia junto ao governo federal, se tornando uma voz decisiva em muitas decisões tomadas junto ao Congresso e á presidência da república, se valendo de “criador de pontes” de diálogo, como nos últimos 54 dias em que manteve contato com os ex-presidentes Michel Temer e José Sarney, além de outras importantes lideranças do MDB, traçando rumos para evitar um retrocesso político no Brasil e pregando uma boa convivência entre os poderes com a capacidade de aglutinação e de articulação que lhe é característica, e que foi determinante para que alcançasse os postos e a importância representativa no Congresso nacional, sendo respeitadíssimo por todos os seus pares.
Senador Eduardo Gomes
Mesmo assim, ainda há no Tocantins quem tente “tapar o sol com a peneira”, não reconhecendo o papel fundamental desempenhado por Eduardo Gomes e, o pior, espalhando fake news nas redes sociais e plantando matérias igualmente falsas na mídia, denegrindo ou desinformando o povo sobre a imagem de Eduardo Gomes, não se preocupando com o mal que podem causar ao povo tocantinense, para promover o benefício próprio.
Vale lembrar das “pesquisas” feitas durante a última eleição para o Senado, que colocavam Eduardo Gomes como o último colocado nas intenções de voto e que foram fragorosamente desmentidas pelo próprio povo, que concedeu a Eduardo Gomes a honra de ser o senador mais votado.
Por incrível que pareça, essas pessoas tentam, novamente, enganar o povo utilizando-se dos mesmos métodos, menosprezando a inteligência dos cidadãos tocantinenses, mostrando o quanto são atrevidos e inescrupulosos.
SEM O MDB O TOCANTINS NÃO TERIA CIDO CRIADO E DESENVOLVIDO COMO SE ENCONTRA
Ex-governador de Goiás Henrique Santillo
Trocando em miúdos, sem o MDB o Tocantins não teria sido criado nem se desenvolvido como se encontra hoje. O MDB tocantinense teve e tem um papel fundamental para o desenvolvimento e a efetivação do Tocantins como Estado da Federação, contribuindo com dois governadores, dezenas de deputados estaduais e federais, todos com grandes folhas de serviços prestados e, hoje, tem no emdebista Eduardo Gomes seu maior nome político no cenário nacional, com um desempenho acima da média e que enche de orgulho nossa classe política.
Pelo menos, os bem-intencionados!