ABASOLVIDO PELO TSE, CARLESSE MUDA O RITMO E CAMINHA A PASSOS LARGOS PARA O SENADO

Posted On Segunda, 10 Mai 2021 07:01
Avalie este item
(0 votos)

Foi o Tribunal Superior Eleitoral quem sentenciou: para derrotar Mauro Carlesse em suas aspirações políticas, terá que ser no voto

 

Por Edson Rodrigues

 

Carlesse e seu vice, Wanderlei Barbosa, venceram mais um obstáculo em suas pretensões políticas, ao ver o TSE acatar apenas de forma parcial – e por unanimidade – o recurso impetrado pelo Ministério Público Eleitoral que pedia a condenação dos dois e uma pena de inelegibilidade por cinco anos.

 

Na última análise política de O Paralelo 13 sobre o julgamento, trouxemos em primeira mão a informação, nos repassada por uma fonte de Brasília, quanto à decisão do relator em acatar apenas parcialmente a denúncia, e sugerir a pena de multa, sem a perda dos direitos políticos, a Carlesse e Barbosa. E foi exatamente o que aconteceu, ficando a multa estipulada em R$ 162 mil, e o voto do relator sendo acompanhado por todos os ministros, fechando um placar unânime de 7 a 0.

 

Os adversários políticos do Palácio Araguaia, que davam como certa a condenação e a inelegibilidade do governador e do seu vice, “deram com os burros n’água” e, agora, terão que criar estratégias, montar grupos políticos e articular dez vezes mais que imaginavam, para ter alguma chance de vitória.

 

"DEPOIS DO JULGAMENTO CARLESSE SERÁ OUTRO"

 

Também em nossa análise anterior, previmos, no caso da manutenção dos seus direitos políticos, Mauro Carlesse passaria a ser “outra pessoa” na condução do seu governo.
E ele será!

Plenário virtual com votação dos Ministros do TSE

 

Livre para dar seguimento em seu projeto político de governo, mais voltado para ações de infraestrutura e na área social que, com dinheiro em caixa, devem ser colocadas em prática imediatamente.

 

Um dos diversos projetos a serem postos em prática será uma repaginação dos “Pioneiros Mirins”, assim como as lavouras comunitárias com apoio técnico do Ruraltins, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, comandada pelo competente José Messias Alves de Araújo, que será uma das secretarias mais importantes desses “novos tempos” do governo Mauro Carlesse, que selará parceiras com as pastas afins dos 139 municípios do Estado.

 

PALMAS

 

Enquanto isso, em Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro, em busca de realizar um bom governo, optou pelo entendimento político com o governo do Estado, principalmente na pessoa do governador, Mauro Carlesse, com quem firmou um pacto político, numa decisão que, agora, após a absolvição de Carlesse no TSE, mostra-se absolutamente correta e cria todas as condições necessárias para proporcionar dividendos positivos para a população de Palmas.

 

Uma fonte de dentro do Paço Municipal nos informou que “há muitas coisas boas a serem anunciadas em breve, pelos dois governantes, já fruto dessa união”

 

CANDIDATURA DE MAURO CARLESSE AO SENADO

 

Agora sem sombras sobre a sua elegibilidade, com o apoio de 85% a 95% dos deputados estaduais, filiado ao PSL, partido que possui o maior Fundo Partidário de campanha em 2022, a maior bancada na Câmara Federal e o maior tempo de Horário Eleitoral Gratuito de Rádio e TV e com vários outros partidos em sua base eleitoral, Mauro Carlesse goza do privilégio de ser o único governador com maioria na bancada federal do seu Estado no Congresso Nacional.

 

 

Carlesse, também, é um dos poucos governadores com os caixas cheios, com previsão de vários milhões de reais a serem recebidos, com a privatização das rodovias estaduais. Seu governo está construindo uma obra importante na Região central do Estado, que irá influenciar em todo o território tocantinense e resgatando uma reivindicação histórica da população de Porto Nacional, que é a nova ponte sobre o Rio Tocantins. Está marcado, também para breve, o início da obra de duplicação da rodovia que liga Palmas à Porto Nacional, principal via de acesso à BR-153.

 

É dessa forma que Mauro Carlesse vai se fortalecer para o embate eleitoral de 2022, no qual deve se candidatar ao Senado, deixando, porém, em aberto, qual o nome apoiará para o governo, enquanto a “tropa de elite” do seu governo prepara as estratégias e ações que farão do governo de Carlesse um governo popular, por meio de ações na área social, de reconhecimento e aplicação de direitos e progressões do funcionalismo público, incluindo policiais militares e civis, que já tiveram seus direitos observados, a Educação, muito bem administrada pela secretária Adriana da Costa Pereira Aguiar, e com especial atenção à área da Saúde.

 

Todo esse trabalho de definição de estratégias vai ocorrer com muita tranquilidade, pois serão quinze meses de governo quase que “sob céu de brigadeiro”, lembrando que, no início de 2022 Mauro Carlesse deve renunciar ao mandato de governador se quiser concorrer à única vaga aberta no Senado e, para vencer, quanto mais estiver “no gosto” da população, melhor.

 

CUMPRIDOR DE TRATOS

 

Mauro Carlesse tem a fama de ser um político que cumpre os tratos e pactos que realiza, motivo pelo qual, desde que assumiu o governo, ainda no governo “tampão”, jamais perdeu um aliado ou companheiro. Pode ser, até, que algum tenha ficado descontente em algum momento, mas tudo sempre foi resolvido prontamente.

 

São essas características que fazem de Mauro Carlesse um líder respeitado pelos seus seguidores e pelos membros do seu grupo político e, desde que assumiu o governo do Estado, sem nenhuma “baixa” em seu exército. Trocando em miúdos, Carlesse é, hoje, o maior líder político dentro do seu grupo, com credibilidade, respeito e reconhecimento, o que lhe confere a tranquilidade necessária para construir seu futuro político.