Otto Alcencar e Rui Costa aparecem em primeiro nos levantamentos para a única vaga no Senado em disputa pela BA
Por Emerson Fraga, do R7, em Brasília
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera em todos os cenários a disputa para governador da Bahia em 2022, revela pesquisa Real Time Big Data encomendada pela Record TV. No levantamento espontâneo, em que não é apresentada uma lista de candidatos, ele tem 25% das intenções de voto, contra 12% do segundo colocado, o ex-governador Jacques Wagner (PT); 7% do terceiro colocado, Rui Costa (PT), que não pode concorrer novamente à reeleição; e 2% do quarto colocado, João Roma (Republicanos), atual ministro da Cidadania. Outros nomes somam juntos 3% dos votos. Brancos e nulos totalizam 13%. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu é de 38%.
Na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, a liderança de ACM Neto é ainda maior. No primeiro cenário, ele tem 45% das intenções de voto; enquanto Jacques Wagner tem 30%; João Roma, 9%; e Bernadete Souza (Psol), 5%. Brancos e nulos somam 7% das intenções e 4% não sabem ou não responderam.
No segundo cenário estimulado, que leva em conta os apoios na esfera federal, ACM Neto, tido como independente, tem 40% das intenções de voto. Jacques Wagner, que teria o apoio do pré-candidato e ex-presidente Lula (PT), 34%. João Roma, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), teria 12%. Bernadete Souza, com o apoio de Guilherme Boulos (Psol), 2%. Brancos e nulos representam 9% dos entrevistados. Cerca de 3% não souberam ou não responderam.
Em um terceiro cenário, sem a presença de Jacques Wagner, ACM Neto lidera com ainda mais folga: 48%. O senador Otto Alencar (PSD) aparece com 17% das intenções de voto; João Roma com 10%; e Bernadete Souza, com 7%. Quase 10% dos votos seriam brancos ou nulos. Um total de 8% dos entrevistados não soube ou não respondeu.
Em um quarto quadro, também levando em conta os apoios na esfera federal, ACM Neto (independente) aparece com 44% dos votos. Otto Alencar (com apoio de Lula) aparece com 28% das intenções; João Roma (com apoio de Bolsonaro), com 12%; e Bernadete Souza (com apoio de Boulos) com 4%. Brancos e nulos são 8%. Um total de 4% dos eleitores não soube ou não respondeu.
Rejeição para governador
Na pesquisa que perguntou qual candidato o eleitor rejeita para o cargo de governador da Bahia, Jacques Wagner aparece com 41%, seguido por João Roma, com 37%. Em terceiro lugar, vem Bernadete Souza, que tem 35% de rejeição. Otto Alencar é o quarto mais rejeitado: 33%. O candidato listado com menor rejeição é ACM Neto, com 29%.
Avaliação do governo Rui Costa
Os entrevistados da pesquisa também avaliaram o governo de Rui Costa à frente do Estado da Bahia. Consideram o mandato ótimo ou bom 40% dos entrevistados. Cerca de 30% consideram regular e, 27%, ruim ou péssimo. Os que não souberam ou não responderam somam 3% do total.
Senado
Para o Senado, o Real Time Big Data simulou dois cenários: um com a presença de Rui Costa e um sem. Na pesquisa com a presença do nome de Rui Costa, ele tem larga vantagem: 46% do total de votos. O ex-prefeito de Feira de Santana Zé Ronaldo (União Brasil) aparece em segundo lugar, empatado com Otto Alencar — ambos com 8%. Em terceiro, vem o deputado estadual Hilton Coelho (Psol), com 3%. Em quarto lugar, com 2% das intenções de voto cada, aparecem os deputados federais Cacá Leão (PP) e Márcio Marinho (Republicanos). A médica Raissa Soares (PL) e o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) têm 1% cada. Brancos e nulos são 18%. Cerca de 11% dos entrevistados não soube ou não respondeu.
Em um cenário sem Rui Costa na disputa, Otto Alencar aparece em primeiro, com 23% dos votos. Zé Ronaldo, em segundo, tem 13%; Hilton Coelho, terceiro colocado, 8%. Cacá Leão e Márcio Marinho estão empatados em quarto lugar com 3% dos votos cada. Na quinta posição, estão Raissa Soares e Marcelo Nilo, com 2% cada um. Brancos e nulos somam 27%. Cerca de 19% não sabem ou não responderam.
Avalição do prefeito Bruno Reis
Entre os soteropolitanos, foi feita uma pesquisa sobre a popularidade do mandato de Bruno Reis (União Brasil), atual prefeito da capital baiana. Consideram o titular da Prefeitura de Salvador ótimo ou bom 47% dos entrevistados. Cerca de 28% consideram regular e, 20%, ruim ou péssimo. Os que não sabem ou não responderam somam 5% do total.
População dividida quanto ao uso de máscaras
Por último, a pesquisa consultou a população sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, levando em conta que mais de 80% da população já foi vacinada contra a Covid-19. Cerca de 47% dos baianos entrevistados se disseram a favor da obrigatoriedade e, 45%, contra. Quase 8% não sabem ou não responderam. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre as duas posições.