Nesta última quinta-feira, dia cinco de janeiro, familiares, amigos e a comunidade de Porto Nacional e Pindorama deram seu último adeus a José Deijaldo Arruda, o popularíssimo Zeca Arruda, um dos maiores líderes políticos da região Central do Tocantins, com quem tive a honra de conviver. Um dos “mestres dos mestres”, acima de tudo sábio, ético, praticante da política da boa vizinhança, daqueles que não falava mal de nenhum adversário nem deixava que falassem mal se a pessoa não estivesse presente.
Por Edson Rodrigues
Prefeito por vários mandatos na cidade de Pindorama, Zeca Arruda sempre foi emedebista da gema, dos genuínos, mas, principalmente, uma pessoa de alma boa, daquelas que, quando acabavam os períodos de eleição, acabavam as divergências, as disputas e as picuinhas, e buscava seus adversários para longas rodadas de prosa, com muita alegria e descontração.
Foi dessa forma que, junto com sua viúva, Dona Zélia Ayres Arruda educou seus seis filhos e filhas, doze netos e um bisneto, e viu um de seus filhos, Eraldo Arruda, seguir seus passos e se eleger prefeito por diversos mandatos.
CIDADE ÓRFÃ DO SEU PORTO SEGURO
Zeca Arruda, Eraldo ... Pedindo o término dos asfaltos de Pindorama à Silvanopolis e Pindorama à Almas...
O, agora, saudoso Zeca Arruda sempre foi um “paizão” para a comunidade de Pindorama, que ficou órfã do seu porto seguro. Padrinho de dezenas de crianças deixa a cidade que sempre amou e cuidou sem o seu principal “médico”, “banco”, “ombro amigo”, “advogado” e, principalmente, amigo e companheiro, um exemplo a ser seguido por esta e por várias gerações vindouras.
Quando seu corpo chegou à Igreja da Capelinha, e durante o seu sepultamento, não havia espaço para todos os cidadãos de Pindorama que foram se despedir do seu líder, amigo, irmão e companheiros.
No seu sepultamento, eram milhares de pessoas, vindas de Pindorama, Palmas e cidades vizinhas que foram lhe prestar a última homenagem.
Desde o governador Wanderlei Barbosa ao presidente do MDB do Tocantins, Marcelo Miranda, passando pelo deputado federal Toinho Andrade, pelo ex-senador Vicentinho Alves e por seu filho, Vicentinho Jr., até o senador Eduardo Gomes, muitas foram as manifestações de pesar na mídia tocantinense.
A Família O Paralelo 13 vem, neste momento, prestar sua solidariedade aos parentes e amigos de Zeca Arruda, e se juntar ao luto que tomou conta da política tocantinense, com a perda deste nosso amigo e companheiro de prosas políticas.
Rogamos a Deus muita força e consolo para seus familiares e amigos.
Adeus, amigo Zeca Arruda.