Agora ou nunca: Após ampliação do limite de crédito Tocantins pode ser o primeiro Estado contemplado com empréstimos

Posted On Quarta, 03 Junho 2020 15:52
Avalie este item
(1 Votar)

Da Redação

 

O Governador Mauro Carlesse (DEM) tem se virado nos trinta para conseguir a liberação do empréstimo de R$150 milhões junto a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional e diversas obras de infraestrutura nos 139 municípios tocantinenses. As obras oxigenarão a economia do Estado, aumentará a arrecadação dos impostos e principalmente, resultará em geração de empregos nos municípios.

 

Com a demora em conseguir o financiamento nas unidades, o governador Mauro Carlesse pediu a Assembleia Legislativa que aprovem a possibilidade de mudança na fonte do financiamento para as obras. O Executivo tocantinense recorreu ao Banco de Brasília (BRB), instituição financeira da Capital Federal que oferece crédito a juros mais acessíveis e maior agilidade na liberação dos recursos.

 

 Mas os estados brasileiros começaram o mês de junho com uma chama de esperança vinda do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Isso porque o Conselho Monetário Nacional aumentou o limite de crédito que poderá ser concedido por instituições financeiras a estados, municípios e órgãos públicos, sem precisar da União como avalista do crédito. Esta informação pode ainda contribuir com a autorização de um terceiro empréstimo solicitado pelo Tocantins para a duplicação de 54 Km de um trecho da rodovia TO-080 entre Paraíso e Palmas, o que facilitará o acesso à Capital pela BR-153. Estas cidades acomodam os ativos logísticos relevantes como o aeroporto de Palmas e o terminal rodoferroviário de Porto Nacional.

 

Tocantins pode ser contemplado nas próximas horas

Com a proposta do Presidente, Jair Bolsonaro em ampliar o limite de crédito o Tocantins pode ser um dos primeiros Estados da Federação a receber o empréstimo, já que o Estado realizou todos os trâmites necessários, inclusive as autorizações da Assembleia Legislativa do Tocantins e Tribunal de Contas da União publicada em Diário Oficial. Resta apenas o consentimento do Governo Federal.  Uma fonte em Brasília assegurou ao O Paralelo 13, nesta quarta-feira, 03, que o Tocantins pode ser contemplado com os empréstimos que pleiteia junto às instituições financeiras da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil nas próximas 72 horas.