Após dois anos de negociações, Governo do Tocantins celebra inauguração de planta da Mosaic em Palmeirante

Posted On Quarta, 16 Julho 2025 03:54
Avalie este item
(0 votos)

Implantação da multinacional foi viabilizada graças a tratativas conduzidas pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics)

 

 

Por Adenauer Cunha

 

 

A nova unidade da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores companhias do mundo na produção e comercialização de fosfato e potássio, será inaugurada nesta quarta-feira, 16, no município de Palmeirante. O empreendimento privado representa um investimento de mais de R$ 420 milhões e marca um avanço significativo para o agronegócio e a infraestrutura logística do estado, com expectativa de geração de cerca de 200 empregos diretos e indiretos e capacidade de produção de até 1 milhão de toneladas de fertilizantes por ano.

 

A instalação da unidade só foi possível graças à articulação do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), que atuou de forma estratégica durante mais de dois anos em tratativas e negociações com a multinacional americana para atrair o investimento para o estado.

 

 

O secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, destaca o esforço conjunto entre diferentes órgãos estaduais para consolidar o ambiente de negócios favorável que resultou na escolha do Tocantins pela empresa. “Trabalhamos de forma integrada com outras pastas do governo para mostrar o potencial do Tocantins e garantir segurança jurídica, infraestrutura e incentivos. Esse resultado é fruto de um trabalho técnico e persistente, em alinhamento com a diretriz do governador Wanderlei Barbosa de ampliar a base econômica do estado”, explicou.

 

Ganhos e arrecadação

 

A planta da Mosaic está localizada no Terminal Integrado de Palmeirante (Tipa), com conexão direta à Ferrovia Norte-Sul e ligação logística ao Porto do Itaqui (MA). Com estrutura moderna e tecnologia de ponta, a unidade contará com armazém de 100 mil toneladas, sistemas automatizados de mistura e ensaque, e integração ferroviária que permitirá reduzir o tráfego rodoviário e os custos logísticos para produtores rurais da região.

 

Segundo o secretário, o investimento também trará impactos significativos na arrecadação estadual. “Antes, o Tocantins não arrecadava ICMS sobre o consumo desses fertilizantes, pois eram adquiridos de outros estados, como Maranhão e Goiás. Agora, com a produção sendo feita em solo tocantinense, esse ciclo produtivo passa a gerar tributos aqui, beneficiando diretamente o estado”, afirmou.

 

Potencial produtivo

 

A unidade deverá produzir 500 mil toneladas de fertilizantes já no primeiro ano, com capacidade para dobrar esse volume até 2028. A estimativa é que, entre 2025 e 2032, o volume total de entregas atinja 9,3 milhões de toneladas.

 

Os reflexos do investimento já são percebidos. Em maio deste ano, Palmeirante registrou a terceira maior variação positiva no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em todo o Tocantins, superando inclusive cidades de maior porte, como Araguaína e Gurupi.

 

O projeto da Mosaic está alinhado ao Plano Nacional de Fertilizantes e às estratégias de ESG da empresa. Além de abastecer com energia solar toda a área administrativa da planta, o modelo de operação poderá retirar de circulação cerca de 27 mil caminhões por ano — o que representa ganhos ambientais e operacionais significativos.

 

Para Lima, as negociações e, finalmente, o início das operações da empresa, é resultado da estratégia do Governo do Tocantins em promover um ambiente de negócios competitivo e seguro para os investidores. “A atuação do Governo do Tocantins, por meio da Sics, foi decisiva. Esse investimento privado é resultado de um trabalho técnico, coordenado e consistente, que coloca o Tocantins na rota das grandes decisões estratégicas do setor produtivo nacional”, concluiu o secretário.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}