AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E OS INSTITUTOS DE PESQUISAS

Posted On Segunda, 23 Setembro 2024 06:37
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Caminhando a passos largos para o dia da eleição, a luta para os candidatos tem sido árdua, enquanto os institutos de pesquisa de intenção de votos se digladiam entre resultados óbvios e outros que não inspiram a menor confiança, com resultados para todos os gostos, abrindo espaço para o que já é chamado, hoje, de “pesquisa pix”, ou seja, o dinheiro caiu na conta do instituto, o resultado sai ao gosto do cliente

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Analisando por baixo, segundo opiniões de analistas e especialistas, de todas as pesquisas já apresentadas nesta sucessão, pelo menos três delas são merecedoras do codinome “pesquisa pix”.

 

Porém, verdade ou mentira, ao fim da tarde do próximo dia seis de outubro os resultados das urnas em cada município tocantinense, principalmente em Palmas, irá expor os institutos de pesquisa e os seus resultados além, é claro, da real vontade dos eleitores.

 

AINDA HÁ TEMPO

 

A hora é de quem, porventura, tenha dado uma “ajustada” em seus resultados, de se basear em números reais e readequar sua campanha. Quem comprou e quem não comprou resultados de pesquisas, quem vendeu e quem não vendeu resultado de pesquisas, todos os institutos que trabalham em território tocantinense que desejam permanecer no mercado nas eleições de 2026, é hora de ajustar suas metodologias para não terem suas credibilidades sepultadas junto com a dos candidatos que ousaram tentar manipular o eleitorado tocantinense.

 

Estas duas semanas que antecedem às eleições são suficientes para que saiam resultados críveis em cada um dos 139 municípios tocantinenses, principalmente em Palmas, onde são quase quatro resultados diferentes por semana, alguns mantendo o duvidoso percentual de apenas 10% de eleitores indecisos, outros mostrando a oscilação nesse grupo, que nunca esteve abaixo dos 35%.

 

É óbvio que esses resultados tão discrepantes deixam uma parte dos eleitores confusa, mas os mais experientes, que já passaram por outras eleições, sabe avaliar e sabe lidar com tantas pesquisas de intenção de votos, da mesma forma com que sabem a influência  das pesquisas em uma eleição.

 

Cabe aos institutos que queiram continuar trabalhando no Tocantins nas eleições que acontecem daqui a dois anos, que escolherão o governador, dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais (ou seja, uma gama enorme de trabalho por fazer), fazer o seu papel bem feito, trazer resultados coerentes e tentar sentir nos eleitores as reais tendências para o próximo dia seis de outubro.

 

Só depende deles!