Thaís Souza
Com diversos troféus na bagagem, os 36 integrantes do Balé Popular do Tocantins retornaram nesta segunda-feira, 10, à Capital. O grupo participou do 5° Festival Internacional de Dança de Goiás, que aconteceu em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, nos dias 4 a 9 de julho.
Sob a coordenação dos coreógrafos Jefferson Marques e Cristiane Freire, 36 tocantinenses competiram com cinco coreografias e foram premiados em todas elas. Na categoria infantil, 14 bailarinas, de 9 a 13 anos, conquistaram a 1ª colocação, com a coreografia Arraiá das Bailarinas, no estilo livre; já no jazz júnior, com a apresentação Pool Party, o grupo conseguiu o 2º lugar.
Na categoria jazz avançado, com apresentação solo da música Just Say, Bruno Maique Coutinho, de 22 anos, conquistou o 1º lugar. Entusiasmado, o bailarino relatou que as apresentações foram incríveis. Para ele, “o sonho de todo artista é ser premiado, independente da colocação, mas o principal objetivo nessa disputa era dar o meu melhor e fazer um trabalho bem feito”. Bruno Coutinho surpreendeu com a colocação, uma vez que disputou com bailarinos internacionais. Ele contou que foi convidado para substituir Maicon Cardoso, bailarino selecionado para realizar um intercâmbio de balé na American Academy of Ballet, em Nova York.
O 2º lugar de danças populares, na categoria juvenil, ficou com a equipe que apresentou um xaxado, com a coreografia O Retorno. Já no jazz avançado, o Tocantins conquistou a 3ª colocação, com interpretação da música Um novo tempo.
Para Lísia Fernanda Aires Neto, de 20 anos, que apresentou nas categorias jazz avançado e danças populares, “levar o nome do Estado em competição internacional e trazer troféus foi gratificante e nos entusiasma a melhorar cada vez mais”. A integrante do grupo explicou que, com as diversas apresentações, foi possível analisar as performances dos demais grupos e espera que a dança seja mais valorizada, e as pessoas adquiram outro olhar diante da arte que eles executam.
Cristiane Freire, coreógrafa da equipe, explicou que cada bailarino apresentou em duas modalidades. “Estávamos muito empolgados para participar da competição, no entanto nosso principal objetivo não eram as premiações, mas proporcionar aos bailarinos a vivência para que eles pudessem conhecer outras companhias e melhorar cada vez mais no trabalho que desenvolvem. É muito bom saber que, bem mais que talento, nossos artistas têm comprometimento com o que fazem. Os troféus foram consequência de um trabalho em equipe, desenvolvido com muito empenho e dedicação. Hoje estamos felizes e satisfeitos com os resultados”, concluiu a coreógrafa.
O Balé Popular do Tocantins é um projeto do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que oferece aulas gratuitas de dança a mais de 200 crianças e jovens na Capital.
Evento
O Festival Internacional de Dança de Goiás está na sua 5ª edição e é realizado pelo Studio Dançarte, em parceria com o Governo de Goiás e o Conselho Brasileiro da Dança (CBDD). Bailarinos de todo o País apresentaram coreografias de ballet clássico, dança contemporânea, jazz, sapateado, danças urbanas, danças populares e estilo livre. Além das apresentações, as equipes participaram de palestras com profissionais renomados do Brasil, Chile e México.