Bolsonaro discursa na ONU

Posted On Terça, 20 Setembro 2022 13:31
Avalie este item
(0 votos)

Por: Edson Rodrigues

 

O presidente Jair Bolsonaro está em Nova York, onde faz, na manhã desta terça-feira (20), o discurso de abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Por uma estratégia eleitoral, é esperado um pronunciamento voltado ao público interno em forma de uma “prestação de contas” à comunidade internacional. Além de um “balanço” sobre seu governo, o brasileiro também deve falar sobre temas da política externa.

 Temas como as consequências da pandemia, a guerra na Ucrânia, mudanças climáticas, energias renováveis, meio ambiente e segurança alimentar também foram sugeridos pelo Itamaraty para que o presidente inclua no pronunciamento. Esta é a quarta vez que Bolsonaro abre a Assembleia Geral.

 

 

Debate da Assembleia Geral da ONU começa sem Biden; guerra da Ucrânia deve dominar a reunião

 

O presidente Joe Biden, dos EUA, só vai fazer seu discurso na quarta-feira (21), porque ele viajou para Londres para o funeral da rainha Elizabeth II.

 A invasão da Ucrânia pela Rússia e uma crise global de alimentos devem ser os principais temas comuns a serem abordados pelos líderes de Estado durante a discussão da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (20). São esperados 193 líderes no encontro.

 A reunião não deve ter nenhum efeito na guerra. “Seria inocente imaginar que estamos próximos da possibilidade de um acordo de paz”, di Antonio Guterres, o secretário-geral da ONU. A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que outros países expressaram a preocupação de que enquanto nos concentramos na Ucrânia, os americanos não estão prestando atenção ao que acontece em outras crises ao redor do mundo. "Esse não é o caso", disse ela.

 

Há 12 dias das eleições, 33% dos candidatos não receberam nenhum dinheiro público dos partidos

 

Legendas destinaram, até o momento, R$ 4,5 bilhões para as campanhas aos cinco cargos em disputa em outubro. 'Fiz a solicitação por todos os canais que indicaram. E até agora nada', diz uma candidata.

 A pouco menos de duas semanas da eleição, 33% dos candidatos aptos não receberam nenhum dinheiro do partido para a campanha deste ano (veja na arte abaixo), apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número vale para todos os cinco cargos em disputa (deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente) e é maior entre quem concorre a deputado distrital (43% não receberam) e a deputado estadual (38%) e menor entre os que tentam se eleger presidente (18%) ou governador (21%).

A divisão das verbas partidárias também varia dentro das siglas, que recebem montantes conforme a votação obtida em 2018. Os dados considerados abaixo são os do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário.

 

 

Previsão do tempo: Chuva se espalha por todo o país a partir desta terça-feira (20)

 

Norte, Centro-Oeste e Sudeste até inspiram atenção com alagamentos; outras partes do Brasil também terão pancadas.

A chuva começa a aumentar em quase todas as regiões do Brasil nesta terça-feira (20). No Norte, Centro-Oeste e Sudeste ela aperta a ponto de provocar até estragos e alagamentos. Já na madrugada desta terça-feira (20), a região da Grande São Paulo teve chuvas, e elas deverão se estender até o interior do estado. As chuvas mais fortes também atingirão o Mato Grosso do Sul.

 

 

 

 

Última modificação em Terça, 20 Setembro 2022 13:36