Brasileiros voltam às urnas neste domingo para o segundo turno

Posted On Domingo, 30 Outubro 2022 04:54
Avalie este item
(0 votos)
 Lula e Bolsonaro: candidatos disputam o segundo turno da eleição presidencial em 30 de outubro Lula e Bolsonaro: candidatos disputam o segundo turno da eleição presidencial em 30 de outubro Foto : Lula: Ricardo Stuckert - Bolsonaro: Alan Santos/PR/Divulgação

Eleitores de 12 estados escolhem neste domingo governadores e vices para os próximos quatro anos.

 

Com G1 

 

Os brasileiros vão eleger também quem vai comandar o país nesse período. Assim como no primeiro turno, as sessões eleitorais estarão abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília. Quem não compareceu ou justificou no primeiro turno poderá votar normalmente. Várias cidades vão assegurar transporte público gratuito no domingo.

 

Os mais de 156 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar em todo o país e no exterior retornam às urnas neste domingo (30) para o segundo turno das eleições.

 

O país definirá quem será o presidente da República pelos próximos quatro anos: Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país entre 2003 e 2010.

 

 

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que 156.454.011 brasileiros estão em condições para votar em 5.570 municípios brasileiros e em outras 181 localidades no exterior. O total corresponde a 73% dos 212,7 milhões de habitantes do país, segundo estimativa da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Dos que estão aptos a votar, 75% já possuem o cadastro biométrico (118,1 milhões).

 

Mais da metade do eleitorado é composta por mulheres: 82,3 milhões (53%). Os homens são 74 milhões (47%). Outras 36,7 mil pessoas não informaram o gênero. No total, 37.637 eleitores transexuais e travestis solicitaram a inclusão do nome social no título.

 

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (é facultativo para quem tem entre 16 e 18, para os maiores de 70 e para os analfabetos). Quem não puder comparecer, poderá justificar a ausência em qualquer local de votação.

 

Estados que terão segundo turno 

 

Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União Brasil)

Amazonas: Wilson Lima (União Brasil) x Eduardo Braga (MDB)

Bahia: Jerônimo (PT) x ACM Neto (União Brasil)

Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)

Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)

Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)

Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)

Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)

Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União Brasil) x Marcos Rogério (PL)

Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)

São Paulo: Tarcísio (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)

Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)