Tradicional escola de Porto Nacional celebra bodas de ouro
Da Redação
A importância da educação e atenção dada a ela é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Todo processo econômico, cultural e politico, passam necessariamente pela educação. Responsável pela multiplicação do conhecimento ela pode proporcionar oportunidades mais igualitárias.
A cidade de Porto Nacional traz consigo o titulo de Capital da Cultura. Titulo esse forjado por desbravadores, a exemplo dos Frades Dominicanos, no passado, assim com e a rede de ensino educacional que contribuiu e contribuí muito para esse titulo.
Sem duvida a trajetória histórica de Porto Nacional esta umbilicalmente ligada ao Rio Tocantins, onde o português, Félix Camoa, que dá o nome escola, fazia a travessia de tropeiros, garimpeiros, viajantes e aventureiros.
O Grupo Escolar Félix Camoa foi inaugurado em 10 de junho de 1974. A escola começou apenas com quatro salas, funcionava em três turnos: das 7h às 10h, das 10h às 13h e das 13h às 16h, sob a administração da Diretora Anecy Barros Bezerra (como voluntária) que também ministrava aulas em uma 1ª série.
Desde a criação do então Grupo Escolar Félix Camoa, até os dias atuais, passou por grandes mudanças, várias reformas e ampliações e inúmeras aquisições de materiais e equipamentos pedagógicos. Graças aos princípios educacionais, ao trabalho em equipe, a ousadia dos servidores e a participação efetiva do educando e comunidade, o CEM Félix Camoa, tem experimentado o sucesso, se projetando entre as melhores escolas do Estado do Tocantins.
O Resultado deste trabalho inovador, desenvolvido por esta Unidade de Ensino, está sendo evidenciado desde o ano 2000, quando ficou em 3º lugar do prêmio Gestão Escolar.
Em 2002 a escola foi reconhecida em três importantes premiações: 1º lugar no Prêmio SESC Talento em Palmas; representou o Tocantins no II Fórum Nacional de Experiências no Ensino Médio em Brasília com o Projeto Félix Solidário, destacando no Cenário Nacional entre as escolas de Ensino Médio do Estado; 1º lugar na Regional de Ensino de Porto Nacional Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada. Em 2003, ficou em 4º lugar Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada no Estado referente a 2002.
Em 2004, pelo reconhecimento por parte da Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (SEDUC) ao trabalho pedagógico desenvolvido em parceria com a comunidade e outras instituições de ensino, foi apontada como escola modelo de referência para o 1º Intercâmbio Internacional de Gestão Escolar, onde recebemos com honradez a visita de cinco gestores de escolas públicas do Reino Unido.
Ainda em 2004 recebemos a visita de um representante do Ministério da Educação e Cultura / MEC, para uma avaliação institucional da U.E., recebemos um importante documento da Exma. Secretária de Educação do Estado (Profa. Maria Auxiliadora Seabra Resende) parabenizando toda a equipe técnico pedagógica do CEM Félix Camoa pelo exemplo e modelo de trabalho na educação de nível médio, calcado em parcerias e projetos interdisciplinares junto à comunidade.
Ainda em 2008, a escola deu continuidade ao Projeto Liderança que possibilitou um acompanhamento sistemático das ações pedagógicas, proporcionando a melhoria dos índices de desempenho dos alunos. Também, o Projeto 10 TAKE PRÉ-VESTIBULAR conquistou o prêmio Valorização dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins, lançado pela SEDUC com o objetivo de valorizar e incentivar os profissionais a desenvolverem projetos de qualidade nas escolas.
Em 2009, conquistou novamente o 4º lugar do Estado no Prêmio de Escola Comunitária de Gestão Compartilhada. Diante da trajetória houve a conquista de quatro (04) prêmios consecutivos em Gestão Compartilhada.
Em 2010, havia 1.002 alunos matriculados na Unidade Escolar e contava com um quadro de profissionais habilitados, qualificados e comprometidos, atuando por área de conhecimento, licenciados e / ou especializados, fortalecendo a gestão escolar com princípios democráticos embasados nos quatro pilares da educação: o aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer.
Projeto 10 TAKE PRÉ-VESTIBULAR conquistou o prêmio Valorização dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins, lançado pela SEDUC com o objetivo de valorizar e incentivar os profissionais a desenvolverem projetos de qualidade nas escolas.
“BABY FÉLIX”, Projeto de Leitura, Melhores do Ano, Projeto de Acompanhamento, Projeto Aprendizagem e Projeto Slant.
Parte de professores do CEM FFélx Camoa
Em 2005, a escola conquistou o 1º lugar do Estado no Prêmio de Escola Comunitária de Gestão Compartilhada. A gestora Vita Fernandes representou o Tocantins no Intercâmbio Internacional de Gestores nos Estados Unidos, como também no intercâmbio de gestores das escolas vencedoras do Prêmio de todos os Estados Brasileiros em Gramado – Rio Grande do Sul.
Projeto MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS com a coordenação da professora Graças Cantão tendo exposição fotográficas em vários órgãos públicos. Entre outros.
Os 50 anos do CEM FÉLIX CAMOA representam muito mais do que o transcorrer do tempo. Eles simbolizam uma jornada de dedicação, aprendizado e impacto na comunidade. Ao comemorar meio século de existência, celebramos não apenas a longevidade da instituição, mas também o seu papel fundamental na formação de gerações e na construção de um legado educacional.
Paulo Sérgio Ribeiro dos Santos (Diretor)
Hoje a escola trabalhada de forma integral, denominada Escola Jovem em Ação é o nome dado no Tocantins ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, uma iniciativa do governo federal em parceria com os estados que têm como objetivo implementar o ensino médio em tempo integral, promovendo uma grande mudança curricular e estrutural nas unidades educacionais. Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas, junto aos jovens, de maneira diferenciada, despertando a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida. Parabéns pelos 50 anos!
Com informações da secretária da escola