O Centro de Ensino Médio Félix Camoa, de Porto Nacional, Proporcionou a seus estudantes a experiência e o contato com as tradições de povos indígenas do Estado.
Da Redação
Levar ao estudante os valores da diversidade cultural dos povos e trocas de experiências nas áreas do conhecimento humano entre outras foran trabalhados na escola. Além de fortalecer o reconhecimento de suas organizações sociais, suas tradições, seus saberes, seus fazeres e seus valores, buscando sua valorização, promoção e preservação.
Foram trabalhados na escola várias áreas do conhecimento em aulas, que se iniciaram no dia 11 e teve o encerramento dia 13.
Entre as muitas atividades destacamos: a professora Thais Gabrielle - Esporte indígena (aula explicativa e confecção de cartazes);
Professoras: Rayane/Maria/ Eliene - Vocabulário indígena ilustrado;
Professora: Jacy - Variação lingüística indígena;
Professora: Valdemiza – Fez trabalhos sobre Arte indígena;
Professora: Jéssica- Plantas medicinais indígenas;
*Foi trabalhando um artigo sobre plantas medicinais indígenas;
*As plantas medicinais usadas pelos indígenas no Tocantins;
*Dinâmica com exposição de imagens das plantas e roda de conversa;
Entre as trocas de conhecimento a área das línguas indígenas bem como os troncos (macro-jê Avá-canoeiro.). As dificuldades em preservar a Língua mesmo tendo educação formal indígenas nas aldeias, foi debatido.
Entre os participantes da Semana das culturas indígenas as Etnias Xeretes e Gavião se fizeram representar por alunos da UFT, com o apoio do Programa de Educação Tutorial para estudantes indígenas (PET Indígena NEAI/UFT Conectando Conhecimentos), do Campus da UFT em Porto Nacional, sob a coordenação professor André Demarchi.