CINTHIA X PALÁCIO ARAGUAIA E ALIADOS NA ASSEMBLEIA: AJUSTES DE POSICIONAMENTO E DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIO. COMEÇOU A SUCESSÃO ESTADUAL 2022

Posted On Quarta, 24 Fevereiro 2021 06:47
Avalie este item
(0 votos)

“Não são os homens, mas as ideias que brigam” 

 

TANCREDO NEVES

 

 

Por Edson Rodrigues 

 

A “troca de gentilezas” que vem ocorrendo entre a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e os deputados estaduais da base do governo Mauro Carlesse na Assembleia Legislativa, iniciada pelas redes sociais e que ganhou corpo em pronunciamentos na sessão desta terça-feira (23) no Legislativo Estadual, nada mais é que parte do jogo democrático, um “acomodar de forças” e o início de uma disputa territorial que vai se acirrando a cada dia, com a proximidade das eleições estaduais em 2022.

Quer queira, quer não, o processo sucessório de 2022 já está nas esquinas e nas redes sociais e os grupos políticos que já estão, pelo menos, no rascunho, como é o caso dos formados pelo Palácio Araguaia e pelo Paço Municipal, saem na frente articulando sempre que possível, pois será a primeira eleição estadual sem coligação proporcional e, caso as informações que temos em mãos se confirmarem, um dos deputados federais tocantinenses estará inelegível no ano que vem com zero chance de reverter sua situação, dois outros federais vão declinar da reeleição para disputar uma vaga de deputado estadual, com chances reais de sucesso nas urnas e outro deputado federal já está sendo chamado de “deputado catapora”, pois só o será uma vez.

Trocando em miúdos, das oito vagas para deputado federal, quatro estão estarão em livre disputa, com seus atuais ocupantes fora da disputa e as outras quatro terão seus titulares brigando com unhas e dentes para permanecer com os cargos, três com boas chances de reeleição e outro vai depender do futuro, de como será a disputa com três chapas para o governo do Estado e para o Senado, uma situação que só ficará mais clara ao longo do tempo.

MANTOAN PODE SER NOME DO PAÇO PARA DEPUTADO FEDERAL

O advogado Eduardo Mantoan, noivo de Cinthia Ribeiro, foi uma peça importante na campanha pela reeleição da prefeita, ficando responsável pela mobilização junto ao segmento religioso e pela agenda da então candidata, trabalhando de forma voluntária.

Prédio da Câmara com fotos do presidente CCJ Marilon Barbosa e da presidente Janad Valcari

 
Mantoan também foi decisivo nas articulações para a formação da base política de Cinthia junto à Câmara Municipal, que reverteram a derrota inicial para a presidência do Legislativo Municipal, transformando a vitória de Janad Valcari, que teve total apoio do Palácio Araguaia, em uma “vitória de Pirro”, pois, hoje, a maioria absoluta dos vereadores faz parte da base de apoio à prefeita.

O advogado atuou em conjunto com outros articuladores da campanha pela reeleição de Cinthia na reversão da derrota na Câmara, como o ex-presidente da Casa de Leis, presidente do PSDB municipal e secretário de Governo de Cinthia, Carlos Braga e o presidente estadual do Patriota e secretário de Finanças do governo municipal, Rogério Ramos. Os três falam a mesma língua quando se trata de fortalecer o governo da prefeita de Palmas e a desenvoltura conjunta mostrada pelo trio pode significar que Mantoan seja destacado para ser o nome forte do Paço Municipal na corrida por uma das vagas a deputado federal, podendo organizar uma grande “dobradinha” com vários dos vereadores que já conquistaram para a base de Cinthia, na disputa pelas 24 vagas que estarão em disputa na Assembleia Legislativa, incluindo o vereador Felipinho, uma jovem liderança política que vem se destacando em sua atuação no seu segundo mandato consecutivo na Câmara Municipal.

IMPEACHMENT SEM PROVAS E BASE LEGAL

Os membros do grupo político do Palácio Araguaia parecem dar sinais de terem percebido que Cinthia Ribeiro quer aumentar seu grupo político com a inclusão de um deputado federal, eleito com 100% de apoio dos seus aliados. Apesar do nome de Eduardo Mantoan ser, por enquanto, uma suposição, pelo fato de estar em evidência, mesmo ele preferindo a discrição, o Palácio Araguaia sabe que o noivo de Cinthia Ribeiro pode ser um nome que ganhe musculatura política com facilidade, após a prefeitura de Palmas anunciar as mudanças em sua equipe de auxiliares e a Câmara votar a nova estrutura da prefeitura, que pode resultar em um ano “turbinado” na administração da Capital, com “sangue novo” e muitas realizações.

Em meio a todo esse jogo político, “surge” um pedido de impeachment de Cinthia Ribeiro, protocolado na câmara Municipal por um cidadão comum, mas filiado ao PL.

Em conversa com um renomado membro da área jurídica, foi-nos informado que “o pedido de impeachment está totalmente desprovido de provas e de fundamentação, não passando de uma peça política”.

Entende-se que o confronto entre os grupos políticos do Paço Municipal e do Palácio Araguaia seja inevitável e os efeitos colaterais negativos para ambas as partes serão, também, inevitáveis, mas, enquanto estiver de acordo com as vias democráticas, não há o que se criticar.

PRIMEIRO EMBATE DEFINIDO

Desta forma, já temos dois grupos políticos conflitantes e um embate entre o Paço Municipal e o Palácio Araguaia definido nas eleições estaduais de 2022 e, nesses últimos dias, presenciamos, além da largada da disputa política, um acirramento entre as partes, com troca de farpas e acusações de ambas as partes.


Pelo andar da carruagem, convivência harmônica entre o Palácio Araguaia e a prefeitura de Palmas faz parte de um passado que, talvez, nunca tenha existido. Os deputados estaduais são 100% “fechados” com o governo de Mauro Carlesse, a quem proporcionaram três vitórias seguidas em um mesmo ano, fazendo dele governador do Tocantins.

Mesmo com o ano de 2021 estar apenas começando, um aliado de Cinthia Ribeiro foi taxativo ao afirmar que “vão ter que ‘engolir’, pelos próximos dois anos, uma prefeita sem nenhuma denúncia de desvio de recursos públicos, destemida e bem assessorada, que fará oposição dura ao governo de Mauro Carlesse e a seu grupo político”.

Por outro lado, um membro do primeiro escalão do governo de Mauro Carlesse, que prefere o anonimato, faz um alerta: “Cinthia vinha governando sem nenhuma oposição forte na Câmara e deve se preparar para ver a Assembleia Legislativa assumir essa função”.

É fácil perceber que Cinthia Ribeiro, como prefeita do maior colégio eleitoral do Estado, será uma peça-chave na disputa pela sucessão estadual, onde o candidato ao governo do Estado apoiado pelo Palácio Araguaia, o vice-governador Wanderlei Barbosa, tem o seu principal território político.

Toda a família de Wanderlei foi eleita – do seu pai, Fenelon Barbosa, ao seu próprio filho, Leo Barbosa, passando pelo seu irmão, Marilon Barbosa e incluindo o próprio Wanderlei – com votos de eleitores palmenses.

 

 Wanderlei, Fenelon Barbosa e Marilon 

Logo, a “vitória de Pirro” na Câmara Municipal, a retomada do apoio pelo grupo da prefeita na Casa de Leis, a troca de farpas via redes sociais e pronunciamentos na Assembleia Legislativa e, agora, o pedido “esdrúxulo” de impeachment, já são partes integrantes da disputa sucessória estadual em 2022.

Dos atuais 24 deputados estaduais, provavelmente todos, talvez com exceção deum ou dois que saiam para disputar uma vaga de deputado federal, serão candidatos à reeleição, o que fará das eleições proporcionais do ano que vem, provavelmente, a mais disputada da história, por conta do fim das coligações, pois, além dos parlamentares, candidatos naturais, há muitos ex-prefeitos e ex-deputados estaduais querendo voltar à ativa.

Logo, qualquer perda de tempo ou de território, pode ser fatal. E a busca pelo apoio de quem está no poder, principalmente nos principais colégios eleitorais, será fundamental.

 

Falta, apenas, combinar com Cinthia Ribeiro e seu grupo, pois os votos de Palmas, por enquanto, estão pendendo para o lado do Paço Municipal.

Mas, tudo isso, ainda, é apenas o começo. Muitas coisas estão por vir e muitas surpresas podem mudar o rumo das coisas. Ainda não há vencedores nem vencidos.
Vamos dar tempo ao tempo...

 

Última modificação em Quarta, 24 Fevereiro 2021 08:38