COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 28 Março 2022 12:38
Avalie este item
(0 votos)

Setas em Ação

O Secretário José Messias Araújo em evento realizado, neste sábado, 26, pela secretaria de assistência social de Santa Tereza. A ação contou com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Setas, com a realização do Workshop da Beleza em atendimento à população do município.

 

Com objetivo de garantir o acesso às Políticas Públicas da Assistência Social, para pessoas que perderam documentos civis e precisam acessar benefícios do INSS, equipes técnicas do Governo do Tocantins, por meio Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - Setas, reúnem-se com representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Brasília. Os eventos acontecem nesta quinta-feira, 24, e na sexta-feira , 25, na sede da Setas, em Palmas.

O secretário da Setas, José Messias de Araújo destacou que as equipes da Setas estão trabalhando em parceira com o INSS e com municípios impactados,  firmes no propósito de resolver a situação dessas famílias. "A reunião é de extrema importância para agilizar o fluxo de informações e atender as demandas dos beneficiários que perderam documentos civis nas enchentes e precisam acessar benefícios do INSS".

 

ÚTIMA SEMANA PARA FILIAÇÃO: EDUARDO GOMES EM PALMAS

O senador Eduardo Gomes estará esta semana em Palmas, onde se reúne com várias lideranças políticas para acertar uma filiação conjunta ao PL. Muitas dessas lideranças serão candidatas a um cargo eletivo e, como todos já sabem, no próximo dia dois de abril termina o prazo para as filiações visando as eleições de dois de outubro.

A expectativa para essa “dança das cadeiras” entre partidos é grande, e não duvide se avistar “boi voando”, “elefante escalando paredão” e outros absurdos.

O lema é cada um por si, em busca da mascare de oxigênio para a sobrevivência política.

 

MARCELO MIRANDA RETORNASATISFEITO DE BRASILIA

O presidente estadual do MDB, ex-governador Marcelo Miranda, esteve em Brasília em reunião com o presidente nacional da legenda, deputado federal Baleia Rossi, com o senador Eduardo Gomes e com o pré-candidato a governador do Tocantins, Ronaldo Dimas.

Marcelo retornou bastante satisfeito com os resultados de sua estada na Capital Federal, afirmando que, em breve, no momento certo, comunicará boas novas para seus companheiros e correligionários.

Surpresas por vir, depois de dois de abril...

 

EDUARDO GOMES NÃO SERÁ MINISTRO

 

Ao contrário do que vem especulando a mídia nacional, inclusive o jornal O Globo, sobre uma possível nomeação do senador tocantinense Eduardo Gomes como um dos novos ministros da equipe do presidente Jair Bolsonaro, o Observatório Político de O Paralelo 13 já foi informado de que o foco do senador tocantinense é atuar na sucessão eleitoral do Tocantins.

Gomes deve declinar do convite e permanecer como um dos principais articuladores do processo sucessório tocantinense, mantendo o posto de líder do governo Bolsonaro no Congresso Nacional.

A intenção do senador é a formação de uma frente política composta por homens e mulheres de bem que, juntos, possam apoiar um projeto de desenvolvimento do Tocantins, visando a garantir às próximas gerações um Estado eficaz, sustentável e com representatividade de peso nos Legislativos Federal e Estadual e no Senado.

 

AÍLTON DECIDE FICAR NO PL

Assediado por muitos, o ex-prefeito de Santa Rosa, Aílton Araújo, pré-candidato a deputado estadual nas eleições de outubro, já decidiu por continuar filiado ao PL, aonde espera a chegada do seu amigo e mentos, senador Eduardo Gomes.  Essa decisão é “prego batido e ponta virada”, ou seja, não tem volta.

Aílton é um político diferenciado, com propostas, inclusive, para atuar em Brasília, mas escolheu trabalhar em benefício da população sofrida do Sudeste tocantinense, região que vem lhe dando respaldo como gestor público.

 

PSDB TOCANTINENSE VIRÁ SÓ COM NOVATOS

A presidente do PSDB do Tocantins, prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, decidiu acatar o desejo da maioria dos membros do diretório estadual da sua legenda e não aceitar candidaturas de políticos com mandato, ou seja, os deputados estaduais Luana ribeiro e Olyntho Neto.

O recado foi claro: “a porta da frente é serventia da casa”.  Luana e Olintho têm até o próximo dia dois de abril para se filiar em outro partido, se quiserem ser candidatos á reeleição.

O difícil vai ser um partido aceitar as suas filiações, pois são dois fortíssimos candidatos e podem atrapalhar os demais concorrentes, já há muito na legenda.

 

ARLINDO DA REBRAM CONFIRMA CANDIDATURA

O empresário portuense Arlindo da Rebram esteve reunido com o presidente estadual do MDB, Marcelo Miranda, e acertou a sua participação no pleito de outubro próximo, como pré-candidato a deputado estadyual, representando as regiões Norte, Centra e Sudeste do Tocantins.

Segundo Arlindo, sua intenção é buscar votos nos 139 municípios, pois há mais de um ano ele vem realizando um trabalho de “formiguinha”, na construção de sua plataforma política afim de adquirir musculatura para sua campanha.

Segundo o próprio Arlindo, “o momento é agora”.

 

CANDIDATURA” A GOVERNADOR DE LAUREZ,  SANGRA

O ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, derrotado nas últimas eleições municipais por Josi Nunes, não admite conversas de que seria candidato a vice-governador na chapa de Wanderlei Barbosa.

Laurez, inclusive, já fez o lançamento oficial de sua candidatura ao governo, durante evento em sua residência. 

Mas, o ex-prefeito, porém, sofreu uma grande baixa em sua pretensão política, ao perder o apoio do maior empresário e maior empregador de Gurupi, Oswaldo Stival, que está, politicamente, apoiando os senadores Kátia e Irajá Abreu, que fazem oposição a Laurez Moreira.

É por essas e por outras que a candidatura de Laurez ao governo do Estado não é levada a sério pelos analistas políticos.

 

HALUM DE SAÍDA ABRE ESPAÇO NO PALÁCIO ARAGUAIA

A saída de César Halum da secretaria Executiva da Governadoria, abre espaço para o governador Wanderlei Barbosa nomear um coordenador político para tocar o processo sucessório de dentro do governo

]o nome mais cotado é o do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, que já anunciou que não será candidato à reeleição nem a nenhum cargo eletivo. 

Wanderlei precisa decidir nos próximos dias quem assumirá a coordenadoria política do Palácio Araguaia, sob pena de sofrer pressão para “agasalhar” os chefetes que costumam se alvoroçar sempre que aparece uma oportunidade de “boquinha”.

 

LULA ARTICULA APOIO DO MDB NO NORDESTE

Líder nas pesquisas para a eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Lula (PT) está trabalhando na costura de alianças com o MDB em todo o Nordeste. A informação é do senador Humberto Costa (PT), que conversou com o jornalista Luis Nassif na última segunda (21), em entrevista veiculada no canal no GGN no Youtube.

“É possível que tenhamos apoio do MDB de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Não é pouca coisa. Lula está trabalhando nessas articulações”, disse Costa.

 

BOLSONARO CITA ELEIÇÃO “DO BEM CONTRA O MAL”

No um evento de filiação ao PL, o presidente Jair Bolsonaro deu o tom do que pretende em sua campanha: uma luta do bem contra o mal, em que ele seria o bem e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, o mal.

"Essa é a nossa terra, nosso inimigo não é externo, é interno. Não é uma luta da esquerda contra a direita, é uma luta do bem contra o mal. E vamos vencer essa luta porque estarei sempre à frente de vocês", disse.

 

PARLAMENTARES DE 5 MILHÕES DE DÓLARES

O Brasil tem o segundo Congresso mais caro do mundo, em números absolutos. Só o parlamento dos Estados Unidos - a maior economia do mundo - possui orçamento superior. É como se cada um dos 513 deputados e 81 senadores brasileiros custasse pouco mais de US$ 5 milhões por ano, o equivalente a R$ 23,8 milhões na cotação da última sexta-feira. Os dados, aos quais o Estadão teve acesso, são a conclusão de um estudo de pesquisadores das universidades de Iowa e do Sul da Califórnia e da UnB.

Numa relação com a renda média dos cidadãos, o Poder Legislativo no Brasil é o primeiro em despesas. O gasto com cada congressista corresponde a 528 vezes a renda média dos brasileiros. O segundo lugar é da Argentina. Lá, cada congressista custa o equivalente a 228 vezes a renda média local. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores compararam o orçamento dos parlamentos e congressos de 33 países, compilados pela União Parlamentar Internacional (IPU, na sigla em inglês); o Banco Mundial e o escritório do FED (o Banco Central dos EUA) em St. Louis (no Estado do Missouri).