BOLSONARO ENCOSTA EM LULA
A nova pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, 30, mostra que o presidente Jair Bolsonaro continua reduzindo a sua diferença para o ex-presidente Lula num eventual segundo turno da disputa presidencial.
Em seis meses, Bolsonaro reduziu 13 pontos entre ele e Lula. É, de fato, um motivo de preocupação para o PT e para quem achava que seria fácil impedir a reeleição do atual presidente do país. Analisando a curva da pesquisa, Bolsonaro segue em movimento de crescimento e Lula vem caindo, mesmo que devagar, ao longo do tempo.
A pesquisa de hoje mostra que, num cenário de segundo turno, Lula teria 50% dos votos e Bolsonaro teria 38%. Em setembro do ano passado, nesse mesmo cenário, o petista tinha 55% das intenções de voto contra 30% do atual presidente.
SEGUNDO TURNO REAL E DISPUTADO
O levantamento também mostra que, em primeiro turno, Lula tem 41% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro.
Considerando esses números, as chances de termos um segundo turno são grandes. Daí a importância (para o presidente, somente) desse movimento de aproximação que Bolsonaro vem fazendo ao longo do tempo.
Se Bolsonaro conseguir manter essa trajetória, os rumos da eleição podem ser bem diferentes do que se imaginou meses atrás.
SENADOR EDUARDO GOMES TURBINA PL
Mesmo estando em Brasília e com agenda lotada como líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, o senador Eduardo Gomes vem articulando a formação das chapas proporcional e majoritária do PL, partido do presidente da República, e ao qual se filiará nas próximas 48 horas.
Gomes deve apresentar duas chapas proporcionais, tendo o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, como candidato ao governo do Estado.
Após o dia dois de abril, os tocantinenses tomarão conhecimento do resultado do troca-troca de partidos e como o PL se apresentará em busca da vitória em dois de outubro.
MDB COM O “TIME” PRONTO
O presidente estadual do MDB tocantinense, Marcelo Miranda, espera apenas os prazos legais da Justiça Eleitoral para apresentar ao eleitorado os nomes que irão compor as chapas proporcional e majoritária para as eleições de outubro próximo.
Muitos nomes de lideranças de várias regiões do Estado, estarão ombreando nas hostes do MDB em busca de um cargo eletivo, mostrando a força partidária da maior legenda política do Tocantins, com maior número de diretórios municipais e comissões provisórias.
Um MDB consolidado, fruto do trabalho incansável de seus membros, sob orientação de Marcelo Miranda.
ATAÍDES OLIVEIRA QUER VOLTAR AO SENADO
O ex-senador Ataídes Oliveira já se decidiu por tentar uma volta ao Senado Federal. E será uma volta em grande estilo, com direito a projetos a serem discutidos e aperfeiçoados com as classes representativas e com o agronegócio.
Ataídes teve uma passagem brilhante pelo Senado, que deixou saudades a milhares de tocantinenses, que aguardam apenas o comunicado oficial da assessoria do ex-senador para começar a trabalhar seu nome junto a amigos e familiares.
O anúncio deve ser feito já na próxima semana, após o dia dois de abril.
FILIAÇÃO PARTIDARIAS FAZ “BOI VOAR” NO TOCANTINS
A menos de 48 horas para findar a “janela” para a transferência de partido, sem risco da perda do mandato, a fim de se colocar em uma legenda mais propícia á eleição, a movimentação está acima da média no Tocantins, envolvendo não só os que querem tentar uma reeleição, como os que buscam um primeiro mandato por uma legenda sem “figurões” detentores de cargos eletivos.
As novidades estão acontecendo com tanta velocidade que já se consegue avistar alguns “bois voando”, tal o potencial de surpresa e estupefação que algumas “combinações” vão causar aos eleitores e aos próprios analistas políticos.
ANTÔNIO JORGE SERÁ CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL
O ex-deputado federal e estadual Antônio Jorge Godinho será, mesmo, candidato a deputado federal no dia dois de outubro.
Segundo apurou o Observatório Político de O Paralelo 134, a decisão sobre por qual partido Antônio Jorge colocará seu nome á disposição dos eleitores será tomada nas próximas 48 horas.
Nesse período, Antônio Jorge tem conversas marcadas com a deputada federal Dulce Miranda e com o senador Eduardo Gomes.
REPUBLICANOS SERÁ “TURBINADO”
O Republicanos, partido presidido no Tocantins pelo governador Wanderlei Barbosa, será devidamente turbinado, nas próximas 48 horas, visando as eleições de outubro próximo.
Segundo nosso Observatório político, serão, pelo menos, 12 deputados estaduais se filiando ao partido – todos candidatos à reeleição – com a previsão de, no mínimo, sete eleitos, assim como de dois deputados federais.
Um dos nomes mais cotados para a Câmara federal é o do presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade.
DIMAS EM PALMAS
O pré-candidato ao governo, Ronaldo Dimas, estará, nas próximas 48 horas em Palmas, com dezenas de encontros e reuniões políticas na agenda.
DESINCOMPATIBILIZAÇÕES
Nas próximas 488 horas, membros dos governos estadual e municipais que desejam concorrer a um cargo eletivo em outubro, devem deixar seus cargos, a fim de ficar elegíveis e se adequar á legislação Eleitoral.
Serão vários bons secretários e assessores que deixarão suas funções em busca de luz própria na política.
PSDB QUER DÓRIA?
Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, divulgou nota nesta quinta-feira (31) para reafirmar que João Doria, governador de São Paulo, é o candidato do partido à presidência da República. O documento surge em resposta à possibilidade de o governador paulista desistir da candidatura e permanecer à frente do estado.
No documento, Araújo citou as prévias disputadas internamente no partido em novembro de 2021, quando Doria superou Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus.
"As prévias serão respeitadas pelo partido. O governador tem a legenda para disputar a presidência da República. E não há, nem haverá qualquer contestação à legitimidade da sua candidatura pelo partido", disse o presidente nacional da sigla.
FEDERAÇÃO SEM FIDELIDADE
A executiva nacional do Psol aprovou a composição de uma federação partidária com a Rede Sustentabilidade a partir das eleições de 2022.
Para que a união entre os dois partidos seja oficializada, porém, precisa ainda ser aprovada pelo diretório nacional do Psol. A previsão é que isso ocorra em 18 de abril.
Partidos que desejam formar uma federação devem apresentar os pedidos até 31 de maio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Assim como fez a Rede, o Psol aprovou a inclusão, no estatuto da federação, de uma cláusula que permite a infidelidade de seus filiados nas eleições deste ano.
Isso significa que os filiados não serão obrigados a apoiar os candidatos indicados oficialmente pela federação.
PRAZO PARA TRANSFERÊNCIA DE TÍTULO ELEITORAL
Cidadãos que precisam transferir o título de eleitor têm até o próximo dia 4 de maio para atualizar o seu título de eleitor a tempo hábil de votar nas eleições de outubro. A troca pode ser feita pela internet, por meio do Título Net, página no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Por meio do site do TSE, o eleitor tem acesso aos serviços ligados ao título de eleitor. Para você que mudou de cidade e pretende transferir o domicílio eleitoral, o processo é simples.
Mas atenção: é preciso que o eleitor more há ao menos três meses no novo endereço para ter direito à mudança de município no documento.