COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 24 Fevereiro 2025 04:56
Avalie este item
(0 votos)

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MUI AMIGA DO PALÁCIO ARAGUAIA É PRAXE I

Independentemente de quem esteja à frente do Palácio Araguaia, os ocupantes da Assembleia Legislativa, nesses 36 anos de história política do Tocantins, sempre seguiu, como numa espécie de ritual, a linha de ser mui amiga do governador.

Esse ritual inclui os famosos rapapés, tapinhas nas costas, mas deixa de fora a reciprocidade do apoio, quando o assunto é sair em defesa do governador.

Isso ficou claramente demonstrado na última semana, quando o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues fez uma séria denúncia contra a gestão de Wanderlei Barbosa, afirmando que o governo estadual está se apropriando de parte dos recursos do ICMS que deveriam ser repassados aos municípios.

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MUI AMIGA DO PALÁCIO ARAGUAIA É PRAXE II

Como nos governos anteriores, a praxe continua a ser aplicada pelos 17 deputados estaduais que se dizem “da base política do Palácio Araguaia”, até esta segunda-feira nenhum desses “companheiros” do governador Wanderlei Barbosa teve a hombridade de levantar a voz em sua defesa.

Vale lembrar que o governador ainda tem mais dois anos de mandato. Já pensou como será em abril de 2026??!!

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MUI AMIGA DO PALÁCIO ARAGUAIA É PRAXE III

 

Essa praxe teve requintes de crueldade e foi amargamente vivida pelos ex-governadores Marcelo Miranda, Sandoval Cardoso e Mauro Carlesse e, por incrível que pareça, já está influindo, negativa e antecipadamente, no governo de Wanderlei Barbosa.

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MUI AMIGA DO PALÁCIO ARAGUAIA É PRAXE VI

O Observatório Político de O Paralelo 13 vem lembrar que a aplicação dessa praxe em relação a Wanderlei Barbosa é uma grande injustiça.

Onde quer que vá, em atos oficiais, no interior do Estado, em Brasília, a outros estados e até ao exterior, sempre se faz acompanhar por deputados estaduais.

Além disso, ainda está pagando em dia 34 milhões de reais por mês em emendas impositivas, sem contar os contratos temporários, cargos em comissão, de direção para indicados pelos deputados estaduais.

É muita injustiça – ou falta de vontade e lealdade política – não haver uma voz na Assembleia Legislativa que possa defender Wanderlei Barbosa das acusações de Wagner Rodrigues, feitas ante um auditório lotado, na ATM, com membros do TCE, do MPE e mais de 100 prefeitos, além da elite da imprensa tocantinense.

Como será em abril de 2026??!!

 

DENUNCIA DE WAGNER RODRIGUES: FATO OU FAKE?

A imprensa, a classe política e os cidadãos tocantinenses estão aguardando a ATM protocolar a denúncia de que o governo estadual estaria se apropriando de parte do ICMS destinado aos 139 municípios.

Segundo o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, a ATM encomendou duas auditorias e os técnicos da sua gestão detectaram o que seria uma “apropriação” por parte do governo do Estado de uma parte do ICMS que deveria ser repassada aos municípios.

É a segunda vez que Wagner Rodrigues faz essa denúncia. A primeira vez foi no ano passado, no mesmo auditório lotado de prefeitos e membros dos três Poderes estaduais.

Só falta a apresentação das provas para o governo estadual poder se pronunciar.

Nesse jogo não haverá empate. Fato ou fake, os dois são crimes seríssimos...

 

“CANCHA” POLÍTICA I

O governador Wanderlei Barbosa tem “cancha” política suficiente, adquirida como vereador de Porto Nacional e de Palmas, deputado estadual, vice-governador e governador reeleito, com o plus de ter sido presidente da Câmara Municipal de Palmas por dois mandatos e, consequentemente, sabe que não pode deixar que aconteça consigo o que aconteceu com seus antecessores. Muito menos o que está acontecendo com o presidente Lula e sua popularidade em plena decadência.

Por isso, podem ser esperadas surpresas depois do Carnaval.

O tempo dirá...

 

“CANCHA” POLÍTICA II

Wanderlei está ciente que não basta ser esperto nem experiente, e que o tempo de “céu de brigadeiro” em seu governo parece ter chegado ao fim.

Wanderlei precisa agir. E isso, a cancha política que tem vai proporcionar que ele possa fazer da melhor maneira possível.

Principalmente se olhar no retrovisor político e conferir onde estão os seus antecessores, que achavam ter amigos na Assembleia Legislativa...

 

NÃO DISSERAM A QUÊ VIERAM...

Por falar em possíveis mudanças na equipe de Wanderlei Barbosa, fazendo uma retrospectiva, há secretários estaduais que não conseguiram dizer a quê vieram.

O fato de terem padrinhos fortes não significa nada.

Pelo salário e as mordomias que seus cargos lhe conferem, todos os secretários estaduais precisam mostrar muita vontade e qualidade no trabalho. O que não é visto em algumas pastas.

O contribuinte que paga esses salários quer ver serviço prestado. E de qualidade.

Fica a dica.

 

RONIVON REELEITO E EM CÉU DE BRIGADEIRO I

O prefeito reeleito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, com 100% de apoio no Legislativo Municipal, sem oposição, com os 15 vereadores “jogando no seu time”, vem demonstrando que fará uma segunda gestão ainda melhor que a primeira.

A decisão de cancelar o Carnaval, embora tenha desagradado a alguns, vai beneficiar a todos.

Saúde em primeiro lugar. E a Covid não é brinquedo!

 

RONIVON REELEITO E EM CÉU DE BRIGADEIRO II

A volta da Covid acelerou algumas medidas, como o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os órgãos públicos, serviços de saúde e educação públicos e privados de Porto Nacional.

A medida veio junto com o cancelamento oficial do Carnaval e se junta a decisões semelhantes em Palmas, Araguaína e em Paraíso.

Melhor evitar multidões. Primeiro no Carnaval, depois nos hospitais...

 

REPRESENTATIVIDADE NA ASSEMBLEIA

Porto Nacional tem, hoje, cinco deputados estaduais que se intitulam “portuenses”. A questão é saber se eles estão, realmente, sendo representantes da cidade na Assembleia Legislativa.

Os eleitores estão atentos, e podem repetir no Legislativo Estadual a mesma faxina que fizeram na Câmara Municipal.

A sucessão estadual em 2026 promete...

 

NO BRASIL, TUDO SÓ FUNCIONA DEPOIS DO CARNAVAL

O presidente da República segue em viés turbinado de queda da sua popularidade.  Dados colhidos pela Paraná Pesquisas chegaram a impressionantes 80,8% de avaliações populares entre “ruim” e “péssimo”.

No último sábado, durante comemoração do aniversário do PT, Lula admitiu a necessidade de fazer uma reforma ministerial após o Carnaval.

Gleisi Hoffmann e Arthur Lira devem ser nomeados ministros, entre outros deputados federais, senadores e indicados pelo PSD, Republicanos, União Brasil e MDB.

 

LULA DESDIZ A SI MESMO I

No último dia 14, o próprio Lula da Silva sinalizou a interlocutores que a reforma ministerial será conduzida por ele mesmo, sem a mediação de outros ministros.

A sinalização é vista por parlamentares como um indicativo que a reforma pode atingir o Palácio do Planalto.

Na quarta-feira (12), Lula se reuniu, com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em um jantar fora da agenda.

Lula chegou a conversar a sós com os representantes do Legislativo.

Antes da reunião Lula fez a seguinte declaração à imprensa: “estou contente com o meu governo, muito contente. Acho que todo mundo cumpriu à risca o que era para fazer e, ao longo do tempo, e não precisa ser no meio do ano, pode ser meio do ano, no fim do ano, um presidente vai mudando pessoas na medida em que ele entende que precisa mudar as pessoas”.

 

LULA DESDIZ A SI MESMO II

Ainda no aniversário do PT,  Lula da Silva revelou que, durante uma reunião recente com integrantes do primeiro escalão, descobriu que um ministério de seu governo não tinha conhecimento sobre as medidas que estavam sendo tomadas pela atual gestão.

A fala de Lula ocorre às vésperas de uma possível reforma ministerial. Segundo o apurado, o petista já avisou a aliados próximos que vai substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em breve. A ideia é que Alexandre Padilha, que hoje comanda as Relações Institucionais do governo, assuma o comando da pasta. Ambos estavam presentes no aniversário do PT neste sábado.

Vai entender...

 

RONALDO CAIADO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA EM MARÇO

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) anunciou, neste sábado (22), o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Nas redes sociais, Caiado informou que o evento ocorrerá no Centro de Convenções de Salvador, no dia 4 de abril.

“Coloquem na agenda! No dia 4 de abril, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador, lançaremos nossa pré-candidatura à Presidência. Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte! Vamos juntos”, escreveu Caiado em seu perfil no X.

 

TRUMP X ALEXANDRE DE MORAES I

A plataforma de vídeos Rumble e a empresa Trump Media & Technology entraram, no sábado (22), com uma nova ação na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Suprempo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

As empresas questionam a decisão de Moraes que, na sexta-feira (21), mandou bloquear o Rumble no Brasil, impôs multa diária de R$ 50 mil e determinou a indicação de um representante da plataforma no país.

 

TRUMP X ALEXANDRE DE MORAES II

Na quinta-feira (19), a plataforma já havia apresentado à Justiça dos Estados Unidos uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes. O processo foi aberto em conjunto com o grupo de comunicação Trump Media & Technology Group, do presidente dos EUA, Donald Trump.

As empresas acusam Moraes de censura e pedem que ordens do juiz brasileiro para derrubada de contas de usuários do Rumble não tenham efeito legal nos EUA.

No texto, a acusação afirma que a base para a abertura do processo foi o bloqueio de Moraes de contas no Rumble de uma série de usuários, incluindo blogueiro Allan dos Santos, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que vive nos Estados Unidos