COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Segunda, 24 Fevereiro 2025 15:33
Avalie este item
(1 Votar)

JAIR FARIAS SERÁ FEDERAL

O maior e melhor líder político das regiões Norte e do Bico do Papagaio, deputado estadual Jair Farias, é cotadíssimo para ser um dos deputados federais mais votados nas eleições majoritárias de 2026.

Parlamentar

Atuante, sempre presente e prestativo, Jair Farias foi o primeiro deputado estadual a declarar apoio político a Eduardo Siqueira Campos, antes mesmo do primeiro turno das eleições municipais do ano passado.

Jair Farias também foi uma das primeiras vozes do Legislativo Estadual a declarar apoio à candidatura da senadora Dorinha Seabra ao governo, também em 2026.

 

WANDERLEI SE MOVIMENTA COMO PRÉ-CANDIDATO I

O Observatório Político de O Paralelo 13 vem notando que o governador Wanderlei Barbosa vem se movimentando como futuro candidato ao Senado em 2026.

As ações de governo demonstram um alinhamento em relação a essa possibilidade, como empréstimos sendo celebrados e recursos na ordem de 40 milhões de reais em caixa, via emendas de bancada, prontos para serem investidos na Saúde Pública.

Mais 250 milhões de reais vindos do Banco do Brasil e do Banco Regional de Brasília também estarão à disposição para investimentos por conta da administração da folha de pagamento dos servidores estaduais, sem contar outros recursos, também na casa dos milhões, alocados junto ao BNDES e ao BIRD, a serem aplicados também este ano.

 

WANDERLEI SE MOVIMENTA COMO PRÉ-CANDIDATO II

 

Com a popularidade em alta, Wanderlei Barbosa não pode, em hipótese nenhuma, se declarar candidato ao Senado neste momento.

A movimentação do governo, porém, traz claros indicativos de que esse será o caminho em 2026.

A tendência é que se tornem mais intensos – e mais claros – após o Carnaval.

Há membros da gestão de Wanderlei agindo com muita maturidade e lealdade, e que defendem, em reservado, que Wanderlei Barbosa não fique sem mandato a partir de 2027.

Segundo eles “o cavalo só passa arreado uma vez...”

Em outras palavras a oportunidade de concorrer ao Senado junto, provavelmente, a Eduardo Gomes e fazer uma votação histórica pode não acontecer de novo.

 

WANDERLEI SE MOVIMENTA COMO PRÉ-CANDIDATO III

 

Para ser pré-candidato ao Senado, Wanderlei Barbosa terá que renunciar, dando vez ao vice-governador, Laurez Moreira, de assumir o governo e se gabaritar para concorrer à reeleição.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: os prefeitos do União Brasil, partido presidido no Tocantins pela senadora Dorinha Seabra, que são simpáticos a Laurez Moreira, irão manter esse posicionamento ou serão fiéis às orientações da senadora, que é, declaradamente, pré-candidata a governadora, e seguirão no grupo que reúne, ainda, o senador Eduardo Gomes, líder na liberação de recursos federais para os 139 municípios tocantinenses?

2026 promete...

 

MARÇO: OPERAÇÕES DA PF NA PAUTA

O Observatório Político de O Paralelo 13 recebeu informações de suas fontes em Brasília que, a ser seguido o ritual do STJ, novas operações da Polícia Federal em território tocantinense no mês de março,  são tidas como certas.

Várias investigações e continuação de inquéritos já conclusos, com autorização das Cortes Superiores em Brasília terão seus desdobramentos, assim como outras operações com ordens do STJ e do STF já estão engatilhadas, garantem essas fontes.

 

SOBRAS ELEITORAIS NA PALTA: LÁZARO BOTELHO SOB RISCO

O STF deve por em pauta e votar a decisão sobre as sobras eleitorais. O entendimento da maioria dos ministros pode resultar em uma decisão que altera a representatividade do Tocantins na Câmara Federal, com Lázaro Botelho perdendo o seu mandato.

Na vaga de Botelho, assumiria o presidente estadual do Podemos e ex-deputado federal Tiago Dimas, filho do ex-prefeito de Araguaína e atual secretário municipal em Palmas, Ronaldo Dimas.

A se confirmar essa tendência, Araguaína ganha mais um representante na Câmara Federal.

As voltas que a política dá...

 

 

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS INCREMENTA AÇÕES NA CAPITAL I

O prefeito Eduardo Siqueira Campos anunciou neste domingo 23, uma série de medidas para aprimorar a segurança e a infraestrutura de Palmas. O anúncio foi feito durante o evento de assinatura da medida provisória que instituiu a política de bem-estar animal na Capital.

Uma das principais novidades é a criação de um destacamento da Guarda Metropolitana especializado para combater maus-tratos aos animais e outras demandas da população. Segundo o gestor, após o recente entendimento do Supremo Tribunal Federal, a Guarda Metropolitana está apta a atuar em ações de segurança urbana ostensivas, como polícias, e realizar prisões em flagrante.

 

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS INCREMENTA AÇÕES NA CAPITAL II

 

Eduardo anunciou, também, que a Guarda Metropolitana será expandida, com unidades em diversas regiões de Palmas. Os novos postos contarão com veículos, motocicletas e estrutura para abrigar os agentes.

O prefeito também anunciou que iniciará a obra de asfaltamento da principal via de acesso ao Taquari, região com grande concentração de moradores além de uma licitação para realizar o asfaltamento na região das Arnos, que já está em andamento.

 

EDUARDO “TRUCA” CÍNTHIA RIBEIRO

Eduardo Siqueira Campos (Podemos), rebateu no evento na Praça do Bosque, a fala da ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que garantiu, em entrevista ao jornalista Cléber Toledo, não ter deixado dívida de R$ 300 milhões e que fez reserva no orçamento para a realização do carnaval e do Capital da Fé.

Segundo Eduardo, Cinthia “deixou orçamento, mas não deixou o dinheiro”. “Dinheiro para o carnaval só se for no papel, nos cofres não deixou”, afirmou.

Além disso, o prefeito disse que os que R$ 300 milhões que ficaram para a sua gestão não são restos a pagar, mas dívidas, sim. “Restos a pagar são quando se tem o dinheiro para quitar, nesse caso aí, é dívida mesmo, não tem o dinheiro. Tem casos que a gente encontrou de despesas do ano anterior sem processos, sem notas, incompleto. E, sem dinheiro para pagar, tiram o sono de qualquer um”, desabafou.

 

AÇÃO DA FICCO APREENDE DROGAS E PRENDE TRAFICANTES

 

Uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO) resultou na prisão de cinco suspeitos de tráfico interestadual de drogas e na apreensão de cerca de 450 kg de entorpecentes que chegaram ao estado por meio de uma aeronave. O flagrante aconteceu na tarde deste domingo (23), em uma pista clandestina localizada em Marianópolis, no oeste do Tocantins.

Na ação, além da droga, foram apreendidos a aeronave utilizada no transporte e três veículos que seriam usados para distribuir os entorpecentes.

 

MILITARES X GILMAR MENDES

Se o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, tiver “grandeza moral”, tem que se retratar após declarar que o Exército se associou a um “genocídio” durante a pandemia.

A avaliação é do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. Mourão já havia dito que Gilmar “forçou a barra e ultrapassou o limite da crítica”.

Em nota divulgada na manhã desta terça, o ministro do STF afirmou que não atingiu a honra do Exército e manteve as críticas à “substituição de técnicos por militares nos postos-chave do Ministério da Saúde”.

Em reação às afirmações de Gilmar Mendes, o Ministério da Defesa entrou com uma representação contra ele na Procuradoria-Geral da República.

 

 

Última modificação em Segunda, 24 Fevereiro 2025 16:16
Mais nesta categoria: COLUNA FIQUE POR DENTRO