CONCURSOS PÚBLICO: A PRINCIPAL E MAIS IMPORTANTE OBRA NAS GESTÕES DE WANDERLEI BARBOSA

Posted On Segunda, 29 Janeiro 2024 05:18
Avalie este item
(0 votos)

Obras físicas são fundamentais para qualquer administração.  Elas significam legados que sobrevivem por décadas para usufruto da população. Mas a realização de concursos públicos extrapola essa importância do legado, pois envolve a sobrevivências, a dignidade e a autoestima dos cidadãos

 

 

Por Edson Rodrigues e Edvaldo Rodrigues

 

 

Realizar concursos públicos impacta diretamente em vidas, em famílias e em bem-estar social. E Wanderlei Barbosa vem fazendo um trabalho invejável em relação ao trato com as famílias tocantinenses, dando oportunidade de crescimento, de desenvolvimento, de dignidade, de mobilidade social e, principalmente, de segurança.

 

Obras de Estado, como a nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional, e os hospitais regionais de Gurupi e Araguaína, quando comparadas aos concursos públicos, acabam assumindo uma posição de “ação secundária”, pois ao adquirir estabilidade e segurança social, os cidadãos têm a oportunidade de usufruir os demais benefícios que o Estado proporciona, como a saúde e a educação públicas, de forma tranquila, sem o viés de “última opção” ou último recurso.

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 é testemunha viva do trabalho meticuloso que vem sendo desenvolvido nas gestões de Wanderlei Barbosa relativo aos concursos públicos, garantindo o futuro de homens, mulheres e famílias inteiras, que ficam anos aguardando e se preparando para oportunidades como as que vêm acontecendo no Tocantins, em busca de um futuro promissor e de segurança econômica e social, salários em dia e aposentadoria diferenciada.

O novo servidor, João Batista, compartilhou sua expectativa ao tomar posse como professor. O certame ofereceu mais de 5,2 mil vagas para profissionais da educação

 

É preciso aplaudir a constância e a abrangência dos concursos que vêm sendo realizados em várias áreas da administração púbica, e que estão diminuindo as injustiças sofridas por cidadãos em administrações passadas que, enquanto servidores contratados ou comissionados, precisavam fazer um périplo a cada fim de mandato, em busca dos seus “padrinhos”, de políticos conhecidos, de detentores de mandato na Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional, para mendigar a extensão ou a manutenção dos seus contratos, enquanto chefetes passavam suas listas de afilhados, cobrando a exoneração de contratados que não “comiam em suas mãos”.

 

Era só mudar um governo que a nuvem negra do desemprego passava a pairara sobre a cabeça de milhares de cidadãos. Muitos, com contratos de décadas, foram exonerados já com idade avançada, e ficaram alijados do mercado de trabalho que não costuma dar oportunidade para trabalhadores mais velhos, ficando os exonerados sem qualquer tipo de indenização ou de assistência de saúde, pegos de surpresa no momento em que mais precisavam de estabilidade.

 

Agora, cada edital de concurso público soa como uma bênção na vida dos tocantinenses, revestida de justiça, segurança, estabilidade e dignidade.

 

 

Esperamos que nos próximos anos da gestão do governador curraleiro essa atitude de abençoar os tocantinenses com concursos públicos se repita muitas e muitas vezes, assegurando aos servidores e aos cidadãos tocantinenses a oportunidade de ter seu esforço e empenho reconhecidos e ressaltados.

 

Para o Estado do Tocantins, olhando pelo lado administrativo, quanto mais servidores concursados menor o risco de ficar fora das normas da responsabilidade fiscal.

 

O Tocantins é um dos estados que mais tem universidades com curso de medicina, direito, odontologia, engenharias, Veterinária, agronomia, nutrição, enfermagem e tantos outros nas universidades públicas e privadas, além de escolas técnicas espalhadas pelo seu território. Isso demonstra que cidadãos com a vida estável apostam na formação de seus filhos e oportunizam aos seus conterrâneos a presença de profissionais nas áreas mais complicadas para qualquer gestão em ter mão de obra qualificada.

 

Todos os governos anteriores deixaram suas contribuições para a história e o desenvolvimento do Tocantins, mas as gestões de Wanderlei Barbosa têm avançado em diversas frentes, como na Saúde, na Educação, na Segurança e na infraestrutura, e a valorização dos servidores estaduais será, certamente, sua marca e seu legado.

 

Parabéns ao povo tocantinense e parabéns ao governador Wanderlei Barbosa. Todos saem ganhando com os concursos públicos!

 

Família O Paralelo 13.

 

 

Última modificação em Segunda, 29 Janeiro 2024 05:44