À frente da Controladoria Geral do Estado (CGE), o novo secretário-chefe, Senivan Almeida de Arruda, já traça as estratégias de trabalho para o assessoramento do Governo Mauro Carlesse
Por Edvânia Peregrini
Com a finalidade de promover o controle interno do Estado do Tocantins, previstos nas Constituições Estadual e Federal, o gestor reforça que, neste novo processo de gestão, o papel principal da Controladoria será o de assessorar o governador e a administração pública, conforme as normas determinam.
Para isso, segundo Senivan Almeida de Arruda, a Controladoria vai trabalhar mais perto dos órgãos estaduais, uma vez que também estão entrando novos gestores no Governo que precisam do amparo do órgão de controle maior. “Estamos emitindo um ofício que será encaminhado às pastas do Governo, colocando a CGE à disposição dos gestores que tiverem mais dificuldades na execução da despesa pública e na verificação de seus contratos e convênios, vamos colocar equipes para fazer esse trabalho com os órgãos, dando todo suporte necessário aos gestores”, disse.
Com uma atenção especial ao trabalho externo, mais perto das pastas do Governo, o gestor garante que será um trabalho diferente do que estava sendo feito, que era apenas a avaliação processual. “Vamos verificar os cumprimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal e do PPA [Plano Plurianual], e promover a verificação da despesa pública mediante auditoria, inspeção, fiscalização e avaliação de resultados, esse é o papel da controladoria”, explicou.
Na ocasião, o gestor Senivan Almeida de Arruda ressaltou ainda que, após essas primeiras medidas de Controle Interno, a pasta dará sequência aos trabalhos no que se refere à Ouvidoria e ao Portal da Transparência, trabalhos executados pela CGE.
Na manhã desta segunda-feira, 2, o secretário-chefe esteve reunido com os servidores da pasta, para se apresentar e reforçar o trabalho em equipe a ser desempenhado, colocando-se à disposição de todos.
Perfil do gestor
Natural de Carolina (MA), o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado do Tocantins, Senivan Almeida de Arruda, é graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (IEPO/Faculdade Objetivo) e pós-graduado em Auditoria Governamental pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Já ocupou os cargos de pró-reitor de Administração e Finanças da Unitins; de coordenador, diretor e superintendente nas secretarias de Estado da Fazenda, da Administração e da Saúde. Na Assembleia Legislativa do Tocantins, foi presidente da Comissão Permanente de Licitação e pregoeiro. O gestor também tem formação acadêmica e profissional para ministrar palestras, cursos e assemelhados nas áreas de licitação, gestão orçamentária e patrimônio, dentre outros.