Léo Barbosa vai residir os trabalhos e 1º de fevereiro de 2025 e seguirá até 31 de janeiro de 2027
Com Assessoria
Na segunda sessão extraordinária desta quarta-feira, 1º, foi realizada a eleição dos cargos da Mesa Diretora para o 2º biênio (2025-2026) da 10ª Legislatura. Por unanimidade, o deputado Leo Barbosa (Republicanos) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Eleitos em chapa única, o parlamentar e os demais membros da Mesa Diretora vão comandar os trabalhos legislativos da Casa a partir do dia 1º de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027.
O deputado Cleiton Cardoso (Republicanos) foi eleito 1º vice-presidente; a deputada Vanda Monteiro (UB) será a 2ª vice-presidente; o deputado Fabion Gomes (PL) ocupará a 1ª Secretaria. Os parlamentares Eduardo Mantoan (PSDB), Jair Farias (UB) e Wiston Gomes (PSD) foram eleitos, respectivamente 2º, 3º e 4º secretários, e também compuseram a chapa única.
O rito da eleição foi conduzido pelo novo presidente da Aleto, o deputado Amélio Cayres (Republicanos), logo após a posse dos novos membros da Mesa Diretora para o 1º biênio da 10ª Legislatura.
Ao centro o deputado Léo Barbosa e sua Diretoria na Mesa
Os membros da Mesa Diretora e seus respectivos substitutos são eleitos para um mandato de dois anos, na forma estabelecida pela Constituição Estadual, sendo vedada a recondução para qualquer cargo na eleição imediatamente subsequente, dentro da mesma legislatura.
Perfil
Leo Barbosa nasceu em Porto Nacional. Filho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), sua trajetória política começou em 2016, quando foi eleito vereador de Palmas. Está no segundo mandato de deputado estadual, sendo o mais votado em 2022, com 32.885 votos.