Deputados estaduais tomam posse e em seguida elegem Tonho Andrade como presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins

Posted On Sábado, 02 Fevereiro 2019 12:01
Avalie este item
(0 votos)
Com o voto de 21 parlamentares, o deputado Toinho Andrade foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins  para um mandato de dois anos que vai  de 1º de fevereiro 2019, até 31 de dezembro de 2021 Com o voto de 21 parlamentares, o deputado Toinho Andrade foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para um mandato de dois anos que vai de 1º de fevereiro 2019, até 31 de dezembro de 2021 Foto: Clayton Cristus

Numa solenidade concorrida, que contou com as ilustres presenças do governador Mauro Carlesse, do vice-governador Wanderlei Barbosa, além de familiares dos parlamentares, de expressivas autoridades dos demais poderes e de destacados membros da sociedade tocantinense, os 24 deputados estaduais do Tocantins, tomaram posse na manhã do último dia 1º de fevereiro

 

Da Redação

 

A mesa de trabalhos foi composta por representantes da OAB, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Tocantins, além do arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães e do presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Marilon Barbosa. Em seguida a Banda Polícia Militar tocou o Hino Nacional Brasileiro. 

 

Após o cumprimento desta etapa do cerimonial, todos os 24 deputados estaduais se postaram de pé para prestar o juramento, ato comandado pela presidente da Casa, Luana Ribeiro. Na sequencia, cada deputado eleito subiu à tribuna para fazer o compromisso e a assinatura do termo, que empossou oficialmente os parlamentares tocantinenses para o exercício da 9º Legislatura.

 

Deputados empossados

Leo Barbosa, Vilmar de Oliveira, Cleiton Cardoso, Amélio Cayres, Jair Farias, Luana Ribeiro, Toinho Andrade, Eduardo do Dertins, Olyntho Neto, Eduardo Siqueira Campos, Valderez Castelo Branco, Nilton Franco, Ricardo Ayres, Elenil da Penha, Valdemar Júnior, Jorge Frederico, Fabion Gomes, Amália Santana, Professor Júnior, Zé Roberto, Issam, Vanda Monteiro, Ivory de Lira e Cláudia Lelis.

 

Eleição da Mesa Diretora

Depois de empossados, os deputados estaduais foram informados pela presidente da Casa que aquela Sessão Solene estava encerrada e que, em seguida, haveria um intervalo de uma hora para as articulações, registro de chapas e o início da votação para eleger a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

 

 

O governador Mauro Carlesse, o vice governador  Wanderlei Barbosa, do presidente do Tribunal de Justiça, Eurípedes Lamounier, José Omar de Almeida do Ministério Público, representantes da OAB, e convidados.. (Foto: Antônio Coelho)

 

 

Após tensos momentos, posições extremadas de alguns, conversas ao pé do ouvido de outros e uma movimentação frenética de todos os parlamentares, inconfessáveis acordos forma desfeito e outros celebrados, deixando acertos anteriores de lado e renovando conchavos de última hora, que resultaram em três candidaturas: Toinho Andrade, com chapa completa, Luana Ribeiro, solitária, Além do Professor Júnior Geo, também solitário. Em seguida se deu então a votação.

 

Com o voto de 21 parlamentares, o deputado Toinho Andrade foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para um mandato de dois anos que vai de 1º de fevereiro 2019, até 31 de dezembro de 2021). Seguindo o Regimento Interno, como o cargo de presidente, os demais, como 1º e 2º vice–presidentes e de 1º, 2º, 3º e 4º secretários, forma para o voto, separadamente. Os eleitos foram: Eduardo do Dertins e Nilton Franco 1º e 2º vice-presidentes; além de Jorge Frederico, Cleiton Cardoso, Vanda Monteiro e Amália Santana, como secretários.

 

Após a divulgação dos resultados de todas as votações o deputado Tonho Andrade, já declarado o novo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins disse à imprensa que suas principais prioridades como dirigente do parlamento tocantinense é trabalhar para a expansão da TV Assembleia para 20 municípios, a rediscussão e alteração do Regimento Interno com vistas a uma gestão marcante, pautada pela melhoria da atuação dos parlamentares e a destinação de mais recursos para obras relevantes da saúde, como o Hospital do Câncer, conhecido como Hospital do Amor, em Palmas.

 

Num breve pronunciamento, pois todos os deputados já se encontravam exaustos e a grande maioria das autoridades, familiares e populares já havia se retirado, o agora presidente do Parlamento tocantinense agradeceu a Deus por mais essa oportunidade, e prometeu dar o seu máximo para ajudar o governador Mauro Carlesse, que para ele expressou confiança em sua atuação e lealdade, em seguida complementou.” No que depender de mim vamos agilizar as pautas para ajudar o Estado a sair desse momento difícil", destacou Toinho Andrade.

Última modificação em Sábado, 02 Fevereiro 2019 12:26