Desembargador Daniel Negry recebe homenagens da Corte do TJTO

Posted On Sábado, 19 Julho 2014 08:12
Avalie este item
(0 votos)

A trajetória de trabalho, dedicação e comprometimento com o Poder Judiciário do Tocantins vivida pelo desembargador Daniel Negry foi lembrada em uma sessão solene do Tribunal Pleno, no dia 17 passado. Após 16 anos atuando na Corte do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins o desembargador está em fase de despedida da magistratura. No próximo dia 3 de agosto, ao completar 70 anos de vida, ele se aposenta, deixando um importante legado para a Justiça deste Estado.

A sessão do Pleno foi a última, ordinária, com a participação do desembargador Daniel Negry, que contou com a presença de todos os integrantes da Corte. Durante as homenagens foram chamados para compor a mesa de honra os desembargadores do Estado de Goiás aposentado, Jamil Pereira de Macedo e o desembargador aposentado pelo TJTO João Alves da Costa.

As palavras da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, trouxeram o carinho e a amizade da Corte pelo desembargador. "Exemplo de magistrado probo, digno e honrado, cuja falta será sentida, e não apenas neste colegiado, mas em todos os órgãos fracionários do Poder Judiciário". Conduzindo as homenagens a presidente ainda relembrou a jornada do desembargador Daniel Negy em 25 anos de Justiça tocantinense, sendo 16 atuando na Corte do Tribunal. "O senhor soube, com maestria invulgar registrar, para sempre, com letras de ouro, o seu nome na história do Poder Judiciário do Tocantins", complementou a desembargadora.

O desembargador Marco Villas Boas também fez uso da palavra para ressaltar a importância do magistrado para o Judiciário. "Nos despedimos do eminente desembargador Daniel Negry, exemplo de dignidade e retidão deste Tribunal. Com seus esforços pessoais ele conseguiu galgar todos os degraus na sua carreira, como homem, como cidadão e acima de tudo como um juiz, ingressando na magistratura e percorrendo todos os caminhos com a maior transparência".

Também elevaram suas palavras ao desembargador Daniel Negry o procurador de Justiça Marco Antônio Bezerra. "É uma satisfação ao final de sua jornada dar como missão cumprida, carregando todas as virtudes, como retidão e ética", disse. Já o juiz José Maria Lima, representante da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins - Asmeto, ressaltou: "Temos certeza que continuará trilhando seu caminho com a mesma retidão e ética, que o criador do universo continue sempre lhe abençoando".

A chefe de gabinete do desembargador Daniel, Kênia Cristina de Oliveira, falou em nome dos servidores. "É um pai para todos nós, sempre compreensivo, exemplo de humildade, educação, competência e principalmente comprometimento com o seu trabalho", afirmou carinhosamente a servidora.

Após ouvir as palavras dos desembargadores e dos servidores o desembargador Daniel Negry se encheu de emoção para agradecer pelo carinho. "Sempre nessas ocasiões eu prefiro me abster, pois costumo dizer, seguindo um provérbio chinês, que o silêncio as vezes fala mais alto que qualquer discurso. Eu só tenho que agradecer a todos e dizer que a minha satisfação é muito grande", encerrando com lágrimas.

Das mãos, da desembargadora Ângela Prudente e da filha Daniella Negry o desembargador recebeu uma placa de homenagem, com a seguinte gravação: "É hora de olhar para trás e reconhecer que sua determinação, sabedoria, coragem e atuação sempre serena e firme foram determinantes para a respeitabilidade e o fortalecimento do Poder Judiciário do Estado do Tocantins".

A sessão solene foi acompanhada por servidores do TJTO, juízes e familiares, como a esposa do magistrado, a senhora Maria das Dores Lima Negry, seus filhos Daniella, Lucielle, Lucianno, Maria Madalena e Jonas. Além da placa e das palavras de carinho o desembargador Daniel Negry também foi homenageado com um vídeo que contou por meio de fotos um pouco de sua história.

 

 

Trajetória

Daniel de Oliveira Negry nasceu em Brejinho de Nazaré, numa família de seis irmãos, filhos de José de Oliveira e Serafina Francisca Negry. É casado com Maria das Dores Lima Negry com quem teve cinco filhos, Daniella, Lucielle, Lucianno, Maria Madalena e Jonas. Formou-se em Direito pela Universidade do Distrito Federal, em 1971. Advogou até 1978, quando ingressou na Magistratura pelo Estado de Goiás. Optou por ficar no novo Estado quando houve a emancipação do Tocantins, sendo titular nas Comarcas de Cristalândia, Miracema, Porto Nacional e Palmas. Foi promovido a Desembargador em 1998. Ocupou os cargos de Corregedor-Geral de Justiça no biênio 2003-2004; integrou a 2ª Câmara Cível e a 1ª Câmara Criminal e foi Ouvidor-Geral do Judiciário tocantinense. Em 2007, assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - biênio 2007-2009. Na sua gestão, o TJTO lançou a obra “Poder judiciário do Estado do Tocantins - Duas Décadas de História”, que faz um apanhado histórico do alvorecer do judiciário no Tocantins aos dias de hoje. O desembargador Daniel Negry foi também Vice-Presidente/Corregedor do TRE.

Com informações do TJ-TO

Última modificação em Sábado, 19 Julho 2014 08:23