É hora de se cuidar e cuidar de quem se ama

Posted On Quinta, 11 Março 2021 10:29
Avalie este item
(0 votos)

"A politicagem e a ideologia no enfrentamento da covid-19 por parte da classe política, contaminou o combate à pandemia do coronavírus no brasil"

 

Por: Edson Rodrigues

 

Tocantins

 

É bom lembrar que enquanto você, caro leitor, ler este editorial muitos chefes de famílias se encontram aflitos por não ter conseguido por um grão de arroz na panela para se alimentar e alimentar sua família. A fome já invadiu os lares tocantinenses e ainda aparece gente criticando o governo do estado de Tocantins por estar distribuindo cestas básicas para os alunos das escolas públicas, para os mototaxistas e para as famílias de baixa renda.

 

No Tocantins, cerca de 80% das mortes são de pessoas acima de 60 anos, dos 1.623 óbitos, contabilizados até hoje (11), 80% atinge esta faixa etária. Destes, aproximadamente 85% são pessoas que possuem comorbidade crônica e já buscam atendimento médico regularmente para algum tipo de tratamento; são os casos de cardiopatas, diabéticos, doenças renais e/ou pulmonares crônicas, dentre outras. Nesse sentido percebe-se a falta de política pública, por parte do governo federal, para imunização desses grupos de brasileiros.

 

Hoje mais 12 mortes foram registradas pela doença no Tocantins. Desde o início da pandemia, são 126.426 diagnósticos e 1.623 óbitos.  Sete hospitais públicos com leitos de UTIs estavam com lotação máxima

 

Com a autorização do presidente, para compra de vacinas contra covid-19, também pelo setor privado, ocorrida nessa quarta-feira (10), espera-se maior engajamento por parte dos nossos líderes estaduais e municipais, já que, pelo Projeto de Lei (PL 534/2021), o governo federal autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19, com registro ou autorização temporária de uso no Brasil. Na Europa, vacinas podem ser compradas sem a necessidade de se submeter à Anvisa, cabendo apenas aos govenadores e aos prefeitos fazerem, cada um, sua obrigação para com sua comunidade.

 

No Tocantins, o governador Mauro Carlesse já integrou ao grupo de governadores que pretendem formar blocos para compra das vacinas de diversos laboratórios e assim trazerem para seus respectivos Estados. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, já conseguiu o aval da câmara municipal para aderir ao Consórcio formado pela Federação Nacional dos Municípios, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, também anunciou a participação da cidade de Araguaína no mesmo consórcio. Por enquanto Porto Nacional só amarga o aumento de casos e óbitos a cada dia.

Imagem ilustrativa 

Dessa forma, cabe aos senhores vereadores, entidades classistas e população, se organizarem seja em blocos ou em grupos, e juntos cobrar dos seus respectivos prefeitos, inclusive o da capital da cultura tocantinense, Ronivon Maciel, que foi eleito com apoio de parlamentares estaduais e federais.

 

Colapso Funeral

 

Especialistas no Brasil já temem um colapso funeral nos grandes e médios municípios do Brasil, haja vista que o colapso do sistema de saúde já vivido em 90% dos estados brasileiros e do Distrito Federal. Por estes motivos nós, aqui do Tocantins, fazemos parte desta triste estatísticas do sistema de saúde, tanto pública quanto privada.

 

Estima-se que nos próximos dias, o avanço da contaminação será enorme em nosso Estado. O uso de máscaras e o distanciamento social será fundamental. Evitar ao máximo sair de casa, ainda é o melhor a fazer por aqueles que não querem se contaminar ou contaminar seus familiares. O cenário não é bom e muitas morte poderão ocorrer.

 

Nacional

 

O vice-presidente da república general Hamilton Mourão, em recente entrevista à imprensa foi direto: disse que faltou uma campanha dos governos federal e estaduais para conscientizar a população da importância do envolvimento de todos no combate a covid-19 e que a disputa política entre o presidente Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria atrapalhou tudo. e foi mais longe; "Essa pandemia foi usada politicamente tanto por nós do lado de cá, quanto pelas oposições. Esse uso político da pandemia é péssimo”, disse.

 

Ontem (10), em entrevista à CNN, o ministro da saúde previu para os próximos dias, mais de quinhentas mil mortes, caso a sociedade não cumpra as orientações recomendada pelos profissionais da saúde. O Brasil já é líder mundial de morte por covid, ultrapassando os estados unidos. E, infelizmente, a previsão para as próximas 48hrs não é das melhores.

 

É hora de se cuidar e cuidar de quem se ama!