Vários veículos de comunicação do Tocantins têm especulado que o senador Eduardo Gomes, do MDB, possa vir a se filiar ao PL, ocupando a presidência da legenda no Tocantins. O Observatório Político de O Paralelo 13 levantou informações nos bastidores da política tocantinense de que sim, Eduardo Gomes tem data para se filiar ao PL – entre os dias 22 e 24 deste mês – e que, ao fazer isso, assumiria o comando do partido no Estado. A decisão teria sido comunicada, pessoalmente, ao atual presidente do PL no Tocantins, ex-senador Vicentinho Alves, na presença de Eduardo Gomes.
Por Edson Rodrigues
O motivo da troca de comando ainda não foi esclarecido, mas a filiação de Eduardo Gomes, líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional e campeão no envio de recursos federais ao Tocantins nos seus dois primeiros anos de mandato, já está programada, com a presença de vários prefeitos tocantinenses que irão se filiar ao PL na mesma oportunidade, assim como outras grandes lideranças política, muitas em pleno exercício de mandato e outras que postulam um cargo eletivo em outubro.
Vale ressaltar que Eduardo Gomes é o sonho de consumo de qualquer partido do Brasil, pelo seu trânsito livre em todos os gabinetes e ministérios de Brasília. Ele é o principal político tocantinense da atualidade, com reconhecimento em todos os Poderes acerca da sua habilidade em harmonizar climas e idéias, em sua disposição em dar governabilidade ao presidente da república, em sua forma igualitária e respeitosa de tratar as pessoas, sejam políticos, sejam empresários, sejam pessoas do povo, mas o fato de que ele assumiria a presidência do PL não foi confirmado nem pela cúpula do partido no Tocantins e em Brasília, nem mesmo pelo próprio Eduardo Gomes.
MAIS NOVIDADES ATÉ O DIA DOIS DE ABRIL
Outro fato apurado pelo nosso Observatório Político, com exclusividade é que ainda não há nada confirmado a respeito da candidatura do senador Eduardo Gomes ao governo do Estado. No momento, segundo as informações apuradas, Gomes está promovendo a reunião de um grupo de amigos, companheiros e líderes políticos para, juntos, construírem uma chapa majoritária de coalizão, que integre homens e mulheres de passado ilibado, não só da política, assim como do agronegócio e do setor empresarial, capaz de eleger um governador ficha-limpa e com capacidade de governar o Tocantins para os tocantinenses, visando sempre ao desenvolvimento e à geração de empregos.
OS “VICENTINHOS”
Ainda junto aos bastidores de Brasília, nosso Observatório Político conseguiu a informação de um trabalho em curso para um entendimento harmonioso entre os “Vicentinhos” – ex-senador Vicente Alves e o seu filho, deputado federal Vicentinho Jr. – para que os dois permaneçam no PL e tenham a garantia e o suporte da legenda para disputar a reeleição, no caso do deputado federal, e a eleição para a Assembleia Legislativa, no caso do ex-senador.
O certo é que a semana se iniciará com dezenas de reuniões entre as cúpulas partidárias e outras tantas reuniões por parte dos pequenos grupos políticos, todos se ajustando aos apoios e parcerias entre os candidatos a deputado federal, estadual e ao Senado.
PALÁCIO ARAGUAIA
O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, segue pela filosofia do seu pai, Fenelon Barbosa, muito reservado, apenas observando, de longe, as movimentações do tabuleiro político-sucessório do Tocantins.
Wanderlei se limita a fazer comentários sobre o denuncismo acerca de Mauro Carlesse e mantém suas conversas com a imprensa de forma cordial e baseadas, sempre, em ótimas notícias para a população tocantinense, principalmente para os mais necessitados.
Paralelamente, Wanderlei Barbosa encontra-se 24h por dia trocando informações internas, em seu grupo político, sobre a construção de sua colcha de retalhos, para que o resultado sejam chapas majoritária e proporcional de peso e com nomes capazes de darem sustentação á sua candidatura à reeleição.
Mais informações sobre a ida de Eduardo Gomes para o PL e o que esse fato poderá gerar em termos de movimentação política no Estado, você poderá acompanhar de forma mais profunda em nossa edição impressa, que estará nas ruas na próxima quarta-feira.
Agradecemos ao nossos colaboradores por mais este ato de fé e esperança em um jornalismo respeitoso, independente e destemido.
Toda a nossa gratidão!