Ainda repercute o tsunami político causado pela celebração do aniversário natalício do senador Eduardo Gomes (PL-TO) no último dia 28/04, em Palmas. A grande onda misturou inimigos figadais que convergiram para um porto seguro: Eduardo Gomes.
Por Luiz Pires e Edson Rodrigues
Discípulo declarado do ex-governador Siqueira Campos, o senador procura seguir duas máximas do velho Siqueira: varrer pra dentro e sempre deixar portas abertas por onde passar. Apenas dois exemplos registrados no final de semana comprovam o que estamos afirmando.
Primeiro, todos sabem que Eduardo Gomes apoiou a candidatura do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas para o Governo do Estado, contra o então governador em exercício, reeleito para o cargo, Wanderlei Barbosa. Na ocasião poucos prefeitos, pouquíssimos mesmo, acompanharam a dupla. A maioria esmagadora preferiu ficar com o Palácio Araguaia. No dia 28, nada mais, nada menos do que TODOS os 139 prefeitos do Tocantins se congratularam pelo aniversário do senador.
Segundo. Nada mais, nada menos, também, do que o próprio governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o vice-governador, Laurez Moreira (PDT), também gravaram mensagens de vídeo parabenizando Eduardo Gomes pela data.
Isso sem falar no café da manhã oferecido pela deputada estadual Professora Janadi Valcari (PL), pré-candidata a prefeita de Palmas em oposição à prefeita Cinthia Ribeiro. O evento foi prestigiado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), deputados federais Carlos Gaguim (União Brasil) e Filipe Martins (PL); os deputados estaduais Valdemar Junior (Republicanos), Leo Barbosa (Republicanos), Moisemar Marinho (PSB) e Eduardo Fortes (PSD); prefeitos de Rio dos Bois, Moacir Oliveira, vice-presidente da ATM, e Porto Nacional, Ronivon Maciel; e o empresário ex-presidente do PSDB e ex-secretário da Indústria e Comércio no Tocantins, Ernane Siqueira.
À tarde foi a vez da prefeita Cínthia Ribeiro (PSDB), seu esposo, deputado Eduardo Mantoan (PSDB), e mais oito vereadores de sua base de apoio prestigiarem o senador. A romaria continuou durante todo o dia, com lideranças de todo o estado passando pela casa de Eduardo Gomes, inclusive outro prefeiturável de Palmas, ex-senador Eduardo Siqueira Campos.
Um dos líderes do Governo mais longevos no Congresso Nacional, Eduardo Gomes consolidou sua fama de maior carreador de recursos do Governo Federal para o Estado e todos os municípios tocantinenses. Esses investimentos foram ampliados com a instalação no Tocantins da Superintendência da Codevasf e de uma unidade do Projeto Calha Norte, trazidos pelo senador.
Somente nos governos de Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa, o senador conseguiu carrear em torno de 1 bilhão de reais para o Tocantins. Eduardo também é o maior contribuinte para construção do Hospital do Amor de Palmas (vinculado à instituição mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos), com a destinação de 70 milhões de reais para a obra.
Por tudo isso, e muito mais, Eduardo Gomes é peça decisiva no tabuleiro da política tocantinse em 2024 e 2026.
É esperar para ver.