Por Núbia Daiana Mota
A Diretoria Regional de Educação de Dianópolis encerra nesta terça-feira, 25, a formação do Plano Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) fechando o ciclo dos encontros presenciais para professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. A capacitação tem como objetivo subsidiar a atuação dos profissionais possibilitando alcançar as metas de alfabetização na idade adequada.
O aprimoramento da prática pedagógica, como gestão de sala de aula, foi um dos temas trabalhados. Técnicas de alfabetização com a utilização de jogos e materiais concretos e atividades diversificadas foram socializadas pelos participantes.
Segundo a diretora Regional de Educação de Dianópolis, Jane de Cássia Maciel, as formações do Pnaic, na regional de Dianópolis, vêm sendo realizadas em parceria com as secretarias municipais de educação “com o objetivo de apoiar os professores de ambas as redes que atuam no ciclo de Alfabetização a planejarem as aulas e a usarem, de modo articulado, os materiais e o referencial curricular”, ressaltou.
“A contribuição desses encontros tem sido bastante significativa para o processo de ensino e aprendizagem na nossa unidade escolar, direcionando a prática pedagógica para a obtenção de resultados relevantes”, enfatiza a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Dona Alzira Freire de Queiroz, Rosana Alves Dias, do município de Taipas.
Pnaic
O Pnaic é um compromisso assumido pelos governos Federal, estaduais e municipais para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No Tocantins, o Pnaic é gerido pela Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a representação estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).