ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE PALMAS 2024: CANDIDATURA DE JR. GEO FICARÁ SUB JUDICE

Posted On Quinta, 02 Mai 2024 06:56
Avalie este item
(0 votos)

Se olharmos sob o viés legal, apenas três pré-candidaturas estão aptas a participar do pleito de outubro próximo. A situação política do deputado estadual Júnior Geo, até agora candidato de si próprio, ainda está indefinida e os cenários que se horizontam não são nada positivos para o parlamentar

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Até agora, apesar de Júnior Geo afirmar ser o pré-candidato da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, nem Cinthia nem nenhum dos seus interlocutores veio a público oficializar esse apoio.

 

Na verdade, a cada dia que passa as eleições municipais de Palmas se tornam um emaranhado ainda maior de possibilidades e informações, tornando dificílima a tarefa de tentar prever seu desfecho, pois ainda há muito para acontecer até as convenções partidárias que definirão as candidaturas reais à sucessão de Cinthia Ribeiro.

 

O deputado Júnior Geo foi um dos primeiros a apresentar sua pré-candidatura. Recebeu, por unanimidade, a autorização do TRE, para se filiar ao PSDB, só que deixou muitas pontas a serem juntadas, e há uma diferença entre a situação do deputado estadual e do pré-candidato à prefeitura, Júnior Geo, apesar de estarmos falando da mesma pessoa.

 

IMBRÓGLIO

 

Júnior Geo era filiado ao PSC, partido pelo qual se elegeu deputado estadual, e que foi incorporado pelo Podemos, como não foi convocado para nenhuma reunião ou tratativa dessa incorporação, sentiu-se alijado do processo, o que se confirmou com a chegada do ex-deputado estadual Eduardo Siqueira Campos ao novo partido, já com o status de pré-candidato a prefeito, praticamente jogando Geo para escanteio.

 

O parlamentar tinha o prazo legal de 30 dias para se filiar a outro partido, sem risco de perder seu mandato, mas, estranhamente, não o fez. Após perder esse prazo, Júnior Geo teve que entrar com uma ação no TRE, solicitando sua desfiliação por motivos políticos, e foi exitoso em sua demanda, recebendo a permissão jurídica para se filiar ao PSDB.

 

O Podemos e o primeiro suplente de deputado estadual, Otoniel Andrade, já entraram na Justiça pedindo o mandato de Júnior Geo, iniciando um imbróglio ainda sem data para ser desfeito.

 

OPINIÃO DE JURISTAS

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 foi atrás de uma resposta jurídica para essa situação de Júnior Geo, consultando profissionais especializados em direito eleitoral. De forma reservada, as respostas que recebemos levam ao desfecho mais provável, embasado na Legislação Eleitoral.

 

Deputada Janad Valcari

 

Segundo eles, Júnior Geo não perderá o mandato de deputado estadual, já que se desfilio duo Podemos autorizado por decisão unânime dos membros do TRE. Porém, sua filiação ao PSDB pode ser anulada, o que o impossibilitaria de disputar a prefeitura de Palmas. Talvez seja por isso que Cinthia Ribeiro Mantoan vem guardando silêncio sobre o seu apoio e não deixar ninguém do seu governo falar sobre. Principalmente pelo fato de ser ela, Cinthia, a presidente estadual do PSDB.

 

Ex-prefeito Carlos Amastha

 

Desta forma, ficariam confirmadas apenas três pré-candidaturas, justamente as que lideram as pesquisas de intenção de voto: Janad Valcari, sempre em primeiro lugar, seguida por Eduardo Siqueira Campos e Carlos Amastha.

 

Ex-prefeito Eduardo Siqueira

 

Esse é o cenário que deve ser levado em conta, pelo menos até a convenções partidárias, que trarão as respostas definitivas, sem esquecer da situação de Júnior Geo, que dependerá de julgamentos, homologações e até de recursos na Suprema Corte.

 

ENQUANTO ISSO...

 

Enquanto isso, em fim de governo, a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan que, segundo Júnior Geo apoia sua pré-candidatura a prefeito pelo PSDB, está de malas prontas para viajar para Portugal, no próximo dia cinco, quando embarca com vários auxiliares do primeiro escalão, às custas dos cofres municipais, e com o maridão, deputado estadual Eduardo Mantoan à tiracolo, mas, pasmem, sem seu “ungido”, deputado estadual Júnior Geo.

 

Irão conhecer a terra de Camões o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Trabulsi Sobrinho; o secretário da Casa Civil, Gustavo Bottós de Paula; a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Mila Jaber; o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Alessandro Assis Silva; o procurador-geral do Município, Mauro José Ribas; a presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Yrene Tomiko Nakamura Lima; a diretora-geral de Fotojornalismo, Kamylla Antunes de Ávila Cunha; e o jornalista Diogo Paz Oliveira

E SE...

 

Mas, e se Júnior Geo conseguir, aos 45 do segundo tempo, registrar sua candidatura e participar do pleito eleitoral? Cinthia Ribeiro Mantoan irá, realmente, apoiá-lo e determinar que seu primeiro escalão o apoie? De qual das três candidaturas já formatadas ele vai tirar votos? Como será o desempenho de Jr. Geo como candidato a prefeito da cidade que o elegeu deputado estadual mais votado em sua primeira legislatura? Com a participação de Júnior Geo, quem será o candidato que irá para o segundo turno com Janad Valcari?

 

Todas essas perguntas só serão respondidas com o tempo. Por isso o Observatório Político de O Paralelo 13 é convicto em afirmar que ainda há muitos fatos por acontecer com real potencial de mudar o panorama eleitoral.

 

Governador Wanderlei Barbosa em inauguração de escola

 

Quando Wanderlei Barbosa anunciar a quem vai apoiar será, sem dúvida, o fato de maior importância em todo o processo. Wanderlei é o único político em Palmas capaz de suscitar uma transferência concreta de votos ao candidato que apoiar.

 

Logo, antes de julho, será impossível ter uma visão nítida do cenário sucessório na Capital.

 

Até lá, qualquer palpite será mero blablabá!