ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE PALMAS 2024: JÚNIOR GEO E SUA “VITÓRIA DE PIRRO”

Posted On Quarta, 15 Mai 2024 05:39
Avalie este item
(0 votos)

“Vitória de Pirro” é uma expressão bastante utilizada nos bastidores políticos, e serve como sinônimo para uma vitória que não vale de nada, do tipo vencer uma batalha, mas perder a guerra. Assim foi a vitória obtida pelo deputado estadual Júnior Geo no TRE, que rejeitou os embargos do Podemos à decisão dos magistrados de manter o mandato do parlamentar após a autorização para que ele se filiasse ao PSDB

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

O próprio Podemos, partido ao qual Júnior Geo estava filiado após a fusão do partido pelo qual se elegeu, o PSC, com a legenda, já esperava essa decisão do TRE, mas precisava dela para poder subir a apelação às cortes superiores, seja no TSE, seja no STF. 

 

Geo, pré-candidato à prefeito de Palmas, foi imediatamente preterido em sua postulação no novo partido, que escolheu o ex-deputado Eduardo Siqueira Campos para ser o candidato à prefeitura, e não utilizou o prazo de 30 dias para mudar de partido sem risco de perder o mandato, e entrou com uma ação na Justiça Eleitoral que lhe concedeu a autorização.

 

CINTHIA RIBEIRO

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 mergulhou nos bastidores da política sucessória da Capital, em busca das impressões e posicionamentos dos aliados da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, inclusive na Câmara Municipal. Segundo esses aliados, principalmente os que disputarão a eleição ou reeleição para vereador, Cinthia Ribeiro está ouvindo cada um dos seus companheiros, inclusive os seus secretários e auxiliares mais próximos,  individualmente, sobre a possibilidade de ter ou apoiar um candidatura a prefeito.

 

A ideia é que a decisão seja a da maioria, para a escolha do melhor caminho para colocar a gestão da prefeita em uma posição capaz de influenciar no resultado final das eleições, alçando o grupo político a uma das forças respeitadas no cenário estadual, beneficiando a todos em suas pretensões políticas e definindo uma bandeira comum, que sirva de discurso unificado nos palanques políticos.

 

 

Quem está à frente dessas conversações é o presidente da Câmara Municipal, vereador Folha Filho, que deve se encontrar com Cinthia nos próximos dias.

 

CARTA FORA DO BARALHO

 

E a maioria desses companheiros e apoiadores da prefeita Cinthia Ribeiro, em conversas reservadas com nosso Observatório Político, nos assegurou que, infelizmente, a pré-candidatura de Júnior Geo a prefeito pelo PSDB “deu água” e a canoa pode afundar a qualquer momento, ou seja, é uma carta fora do baralho.

 

Segundo eles, a pré-candidatura de Júnior Geo deve ficar sub Júdice, sangrando perante a opinião pública nos veículos de comunicação, podendo “contaminar” as demais candidaturas.  Todos foram unânimes em afirmar que o deputado estadual é um político qualificado, mas isso não basta para que ele seja o candidato a prefeito do PSDB, inclusive porque há uma grande rejeição interna em relação a Júnior Geo, principalmente entre os detentores de mandato na Câmara Municipal.

 

O grande argumento é que Cinthia Ribeiro precisa sair da sua gestão pela porta da frente, com status de boa gestora e administradora, e chances reais de ter o seu apoio considerado, reconhecido e respeitado na classe política.

 

Ou seja, a decisão do TRE em manter Júnior Geo como deputado estadual e validar sua filiação ao PSDB, serve apenas para isso, para que ele continue sendo um parlamentar. Mas, em relação à sua pré-candidatura a prefeito, foi, em todos os aspectos, uma vitória de Pirro.

 

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...