A cada dia surgem novos ingredientes na sucessão municipal de Palmas. Sejam novas pelas no tabuleiro, atos políticos, comentários, boatos e burburinhos, tudo movimenta os bastidores do maior colégio eleitoral do Tocantins. Isso será uma constante, e é garantido por notícias como a da prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro Mantoan, que anunciou surpresas nas redes sociais
Por Edson Rodrigues
As eleições municipais em Palmas estão se configurando em um verdadeiro desafio para os principais grupos políticos e partidos. Por ser o maior e mais importante colégio eleitoral do Tocantins, único onde pode haver segundo turno, a disputa será decidida nos detalhes.
O grupo político palaciano sabe que não pode perder a eleição em Palmas e deixar um candidato oposicionista se eleger. O governador Wanderlei Barbosa tem se mantido focado em fechar o ano com chave de ouro e dinheiro em caixa para investimentos e garantir a folha de pagamento dos servidores estaduais e fornecedores, assim como manter o Tocantins dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Wanderlei vem realizando viagens internacionais e mantendo reuniões com dirigentes de instituições financeiras em busca de recursos para investimentos em infraestrutura, enquanto vem aprimorando o Fisco, para aumentar a arrecadação, sem penalizar os contribuintes e a classe empresarial. A ideia é que o Tocantins esteja pronto para a realização de obras.
MISTÉRIO DE CINTHIA
Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro
Enquanto isso, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan, que sabe do desgaste da sua administração, por conta do transporte coletivo, assumido por sua gestão, e da área da Saúde, deu a entender, claramente, nas redes sócias, esta semana, que o Paço Municipal terá seu candidato próprio a prefeito. Para que esse candidato tenha chances na disputa, Cinthia vem tentando arrumar a casa para estancar o sangramento da sua credibilidade, por conta do serviço de transporte coletivo – com a abertura para a contratação de motoristas e com 100 novos ônibus para entra em operação – e na área da Saúde, tudo programado para ser posto em prática ainda este ano.
A pergunta que não quer calar é: quem será o candidato ungido pelo Paço Municipal?
O Observatório Político de o Paralelo 13 tem até alguns nomes, baseado em fatos recentes, uma vez que o PSDB, partido de Cinthia, realizará Convenções de forma virtual, quando irá escolher sua Executiva, seu novo presidente e a presidente do PSDB Mulher que, ao que tudo indica, ficará com Cinthia Ribeiro.
De toda essa movimentação, pode-se concluir que o nome mais cotado para ser o escolhido pelo Paço Municipal seja o do deputado estadual Júnior Geo que, após a fusão do seu partido, o PSC, com o Podemos, foi preterido pelo presidente estadual, Tiago Dimas, e trocado por Eduardo Siqueira Campos, como o candidato do partido em Palmas.
Deputado Junior Geo
Júnior Geo tem 30 dias para mudar de partido sem risco da perda do mandato. Sua filiação ao PSDB de Cinthia, com quem tem ótimo relacionamento, pode ser concretizada a qualquer momento, o que significa mais “lenha na fogueira” da corrida sucessória.
Por enquanto, isso é apenas um chute, uma hipótese, uma probabilidade. O certo é que o governador Wanderlei Barbosa ainda aguarda, no seu tempo, a hora de entrar de vez nas eleições municipais de Palmas, anunciando quem será seu candidato.
EMPECILHO NA GESTÃO DE CINTHIA RIBEIRO MANTOAN
Apesar de não estar sendo investigada, a prefeita de Palmas tem um grande empecilho a ser resolvido e explicado à população palmense, que é a operação da Polícia Federal que flagrou um de seus secretários – agora, ex-secretário – com dinheiro e espécie e joias em um apartamento.
Apesar de se mostrar segura em relação ao fato e de permanecer fora da lista dos investigados, Cinthia precisa dar explicações à sociedade sobre como coisas assim aconteciam em seu governo sem a sua anuência, com farta materialidade de provas.
Ou o caso respinga em sua reputação ou as investigações definirão que foi um ato isolado do ex-secretário, sem nada que desabone a conduta de Cinthia.
Dinheiro e Joias apreendidos pela PF
Por enquanto, temos que dar tempo ao tempo, à espera dessas respostas, e evitar qualquer forma de prejulgamento.
JANAD VACARIA
A deputada estadual Janad Valcari, líder em todas as pesquisas de intenção de voto, inclusive na última, publicada pelo Jornal O Girassol, vem trabalhando para, caso não vença no primeiro turno, ter uma boa votação que facilite agregar novos apoios, inclusive de candidatos que ficarem de fora, no segundo turno.
Seu trabalho está consolidado em todas as camadas e segmentos sociais, e sua nominata de candidatos a vereador, inclusive os que concorrem à reeleição, fazendo o trabalho de campo, como formiguinhas, na busca do apoio popular para suas pretensões. Reuniões vêm sendo realizadas com a coordenação política de Janad em busca de parcerias com demais partidos e lideranças.
Por enquanto, Janad voa em céu de brigadeiro rumo à prefeitura de Palmas, mas as movimentações incessantes dos bastidores já causaram abalos significativos em suas certezas.
Agora, a recomendação é aguardar novos lances e o anúncio prometido por Cinthia Ribeiro Mantoan, para poder recalcular as rotas e as chances de cada um dos postulantes à prefeitura de Palmas.
Estamos de olho!